diegoeis.com

RSS @diegoeis
Seja o primeiro a comentar tags: management

Lançamento App Easynvest

Saiu o novo App da Easynvest! :-D

A Easynvest está passando por mudanças profundas em todos os sentidos: formação de novas equipes, novos sócios/investidores, estrutura, negócio, tudo. Ao contrário do que muita gente acha: a Easynvest não é uma start-up. Ela já tem quase 50 anos. Está aí no mercado financeiro desde 1968. Mas fase de crescimento absurdo que ela está vivendo agora é bastante parecido com que as startups vivem, por isso a confusão. Muito por isso também, ela tem chamado a atenção de todo mundo.

Conforme eu aprendi sobre investimentos, eu nutri a vontade de trabalhar nessa área. Até que surgiu a oportunidade de trabalhar na Easynvest, que já era a corretora que eu usava para gerir meus investimentos. Não perdi tempo e me apliquei à vaga de Gestor de Projetos. Depois de alguns meses, um teste e duas entrevistas, consegui passar no processo. Fiquei bastante empolgado, não apenas porque eu iria trabalhar numa área totalmente nova, mas porque como cliente, eu poderia realmente ser um agente de mudança em um serviço que eu uso praticamente todos os dias.

Logo que entrei, fiquei responsável pela entrega do projeto do novo aplicativo da empresa. O projeto já estava em andamento quando eu cheguei, por isso algumas fases interessantes do projeto já tinham sido executadas e uma parte já estava sendo desenvolvida e a concepção e pesquisa do Design já tinha sido encaminhada, mas nem por isso foi (e ainda não está sendo) uma tarefa trivial.

O objetivo

O conceito que dirige o aplicativo é simples: facilitar ainda mais a ação de investir. Nós não queremos simplesmente lançar um robô que automatiza todo o processo de investimentos para você. Embora isso seja bastante confortável, você, como pessoa, perde uma oportunidade preciosa de aprender mais sobre como usar seu dinheiro em prol dos seus objetivos. Aqui na Easynvest não queremos apenas tirar as pessoas da miséria (poupança), mas queremos democratizar cada vez mais a informação sobre investimentos, educando, ajudando e conscientizando cada um dos clientes.

Sabemos que o brasileiro ainda tem muitos bloqueios quando falamos sobre dinheiro. Falta educação financeira em vários níveis e esse é um desafio gigante. Logo, não queremos apenas que as pessoas invistam, mas que elas se eduquem sobre esse assunto e obtenham um pouco mais de conhecimento financeiro.

O conceito

Todo o aplicativo é baseado em listas de investimentos. Categorizamos todos os investimentos por tipo. Também criamos o que chamamos de coleções ou playlists, que agrupam investimentos de diversos tipos de acordo com um objetivo específico. A ideia é que você tenha acesso fácil a todos os títulos disponíveis na Easynvest, para comprar e acompanhar seus investimentos.

Para quem é antenado em alguns aplicativos que usamos todos os dias como Netflix ou Spotify, o funcionamento é bastante similar: do mesmo jeito que você tem suas listas para músicas ou filmes, agora você consegue buscar por listas de títulos de investimentos. Simples e rápido.

Além disso, você consegue definir filtros para cada um desses tipos de investimentos, facilitando a busca pelos investimentos que mais agradem seu estilo. Temos uma série de outras features interessantes que ainda já foram desenvolvidas, mas ainda estão no forno, que melhora a experiência de cada pessoa e seus investimentos.

Parte técnica

O aplicativo para as duas plataformas foram feitas de forma nativa. A interface inteira foi feita do zero, para que tenhamos uma uniformidade de interface e comunicação visual entre as plataformas mobile e web. Geralmente a galera segue os styleguides de interface das respectivas plataformas. A vantagem disso é não se distanciar muito do uso que o usuário tem com a interface do próprio smartphone que ele está usando. O problema é que manter esse styleguide padrão do SO dos smartphones, descaracteriza a interface que tínhamos em mente. Daí a nossa decisão de fazer tudo do zero.

Separamos o app em duas fases: cadastro e parte logada. Em cada uma dessas partes a equipe era formada por devs ios, devs android, designers e programadores back-end. Tivemos algo em torno de 10 a 15 pessoas participando de todo o desenvolvimento. Além do trabalho nativo dos apps, nós aproveitamos para iniciar uma mudança drástica nos nossos serviços back-end. Uma revolução gigante que vai nos dar flexibilidade num futuro bem próximo.

Futuro

Essa primeira nova versão foi feita apenas para marcar o novo caminho que estamos tomando. Temos uma série de features que vamos soltar aos poucos até o final do ano, e que vão democratizar ainda mais os investimentos no Brasil. Queremos e estamos realmente mudando a forma com que os brasileiros investem dinheiro em Renda Fixa e vamos continuar abrindo caminho, ao contrário de outras corretoras, até agora, só tem nos seguido.

Se quiser ver como ficou, baixe o aplicativo para iOS ou Android.