> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://diegoeis.com/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Combinando os resultados de frameworks e canvas
- URL: https://diegoeis.com/combinando-frameworks-canvas-metodos-de-negocio/
- Published: 2020-09-07T00:00:00.000Z
- Updated: 2022-08-04T23:12:33.000Z
- Author: Diego Eis
- Tags: Gestão e liderança de Produtos, #blog, Notas, Web Development, #Import 2024-11-06 15:43

As vezes algumas coisas precisam estar escritas para terem mais valor ou simplesmente para gerar alinhamento entre as pessoas. O achismo é um argumento comum no mercado de Produtos e isso está presente em todos os níveis da empresa, desde os C- Levels até a última ponta. Todos acham que sabem o que é melhor para o produto e principalmente para o negócio. Algumas pessoas estão certas, outras erradas, o problema é descobrir isso muito tarde.

Uma das causas desses problemas é a falta de clareza e alinhamento sobre os fundamentos que formam a base da empresa, que consequentemente irão determinar o futuro do Produto.

Para ajudar os times a entenderem bem os fundamentos que movem as decisões da empresa, principalmente dos stakeholders que realmente tem o poder de decisão para mudar a direção da empresa, existem uma série de frameworks usados pelo mercado. Se você quiser saber sobre as ameaças e oportunidades que rondam a empresa, basta criar uma matriz SWOT. Se você quer saber quem são os parceiros chave, os segmentos de clientes, custos e linhas de receita, basta montar um Business Model Canvas. Se você quiser saber como novos entrantes ameaçam o negócio, qual o impacto dos fornecedores na operação e funcionamento da empresa, além do impacto da empresa perante o mercado e consumidores, você consegue visualizar isso montando um diagrama das 5 Forças de Porter.

Quando trabalhamos em Produtos Digitais, é muito difícil ver PMs usando essas ferramentas para determinar pontos fundamentais do seu produto. Tem aquela cultura de que PM trabalha só com frameworks e metodologias da atualidade, deixando fora de cogitação usar qualquer framework citado, só porque todos são do século passado. Contudo, essas e outras ferramentas importantes, podem deixar o produto mais perto do imaginário das pessoas que tratam de negócio e principalmente mais perto do que realmente seu produto deveria ser.

Essas ferramentas geralmente são usadas individualmente e sempre acabam esquecidas depois de um tempo. As empresas não revisitam os pontos especificados e não usam essas ferramentas para direcionar a estratégia ou os acionamentos táticos. Além disso, outro fator que faz toda diferença, é usar essas ferramentas em conjunto. Todos esses frameworks e métodos têm alguma sinergia entre si, se completando e aprofundando mais ainda os conceitos e contextos de mercado e do negócio.

## Um exemplo de integração entre as ferramentas e frameworks

Em vez de usar apenas uma ou duas dessas ferramentas, é possível usar várias delas em conjunto, onde o resultado de uma potencializa o resultado de outra. Para quem constrói Produtos Digitais, essas ferramentas conseguem navegar da ponta estratégica até a ponta mais tática da construção.

![Imagem mostrando como os frameworks se conectam em uma visão estrategica até tática](https://d33wubrfki0l68.cloudfront.net/8427936081db55771a3f5ff41d49a81d570add1e/7f201/images/uploads/post-canvas-frameworks-negocios/visao-estrategica-tativa-frameworks.jpeg)

Em projetos pessoais e em algumas empresas que passei, eu usava muito o Business Model Canvas para entender sobre os problemas que estamos resolvendo e segmentos de clientes que estamos atacando. Geralmente as pessoas conhecem só o quadro do meio do BMC. Embora apenas o quadro já traga uma visão muito boa sobre o negócio/produto, contudo, o BMC fica muito mais rico quando fazemos ele de forma completa:

- contemplando as visões externas de mercado, tendências e visão sócio-economica
- além do Value Proposition Canvas, que fornece uma visão mais micro e detalhada dos valores e serviços entregues para os segmentos de clientes que impactamos.

![Business Model canvas](https://d33wubrfki0l68.cloudfront.net/90416f4e582bfdc604ab157e2fbce46879a68032/7a0b0/images/uploads/post-canvas-frameworks-negocios/bmc.png)

![Value Proposition Canvas](https://d33wubrfki0l68.cloudfront.net/b71c5427463449bdc1aa562ee833d7f9fa6c58a8/a96ea/images/uploads/post-canvas-frameworks-negocios/vpc.png)

Para estabelecer objetivos do ano, que desdobram os objetivos de semestre e trimestres, é possível usar o **SWOT**, onde nos baseamos nas oportunidades e ameaças para gerar objetivos de negócio, que por sua vez podem ser visualizados em uma matriz **BSC** (Business Scorecard), dividindo esses objetivos em perspectivas financeiras, de mercado/cliente, processos e aprendizados/crescimento.

Quando isso está pronto, o time de produto consegue refletir esses objetivos em um formato de OKR ou Opportunity Tree.

![Value Proposition Canvas](https://d33wubrfki0l68.cloudfront.net/51ce0a89dbb04e56bacec9fdca2aab0d7068549f/e1ff4/images/uploads/post-canvas-frameworks-negocios/swot-bmc-goals-product-solution-tree.jpg)

Veja que a combinação acima pode ser modificada para outros frameworks que você preferir. No lugar do SWOT, você pode usar outro framework como o SOAR ou o SCORE, que trazem características semelhantes ao SWOT e são tão simples quanto.

## Conectando tudo

Fiz [esse Miro para diagramar](https://miro.com/app/board/o9J%5Fkp%5FgPIE=/?ref=diegoeis.com) as conexões dos vários resultados e correlações de diferentes frameworks, matrizes, canvas e diagramas usados no mercado. As pontas mostram as correlações.

![Value Proposition Canvas](https://d33wubrfki0l68.cloudfront.net/b1f01389b9ff4b037eb0d19a91fcb1c622b0befa/74583/images/uploads/post-canvas-frameworks-negocios/conexoes-entre-frameworks-de-negocio.jpg)

Perceba que várias das ferramentas conseguem amplificar respostas a partir dos resultados de outras ferramentas. A partir das ameaças encontradas na SWOT, é possível definir objetivos no Hoshin Planning e no BSC. A partir do Value Proposition Canvas, é possível ajudar o preenchimento do Golden Circle, BSC e SWOT.

[Nesse mesmo Miro](https://miro.com/app/board/o9J%5Fkp%5FgPIE=/?ref=diegoeis.com), você pode ver outros boards com algumas outras organizações e informações para agregar mais nos seus estudos. Além de ter um template completo do Business Model Canvas.

## Lista de algumas ferramentas

Eu citei ferramentas que eu gosto de usar, mas você pode trocar facilmente para ferramentas que seu time se sente mais confortável ou que refletem melhor a cultura da empresa. Algumas características que esses frameworks tentam ajudar a definir:

- Definição de Visão e Propósito de Valor;
- Definição de características da empresa ou da marca;
- Definição de Estratégia, Negócio, Mercado, Oportunidades, Ameaças, análises internas;
- Definição de Clientes, Segmentos, Custos, Propostas de Valor;
- Entendimento, Ideação, validação, discovery;
- Definição de objetivos táticos;

As minhas sugestões seguem abaixo. Existem ferramentas que aparecem mais de uma vez na lista, porque elas ajudam em momentos diferentes:

- **Definição de características da empresa ou da marca:**
- I’MMO;
- VALLO;
- **Definição de visão e propósito:**
- Future Press Release;
- Board Vision Canvas;
- Golden Circle;
- VMOST;
- **Visão estratégica, definição de Oportunidades, Problemas, Ameaças externas e internas:**
- SWOT;
- PEST+A;
- Business Model Canvas (visão macro);
- Porter’s Five Forces;
- SOAR;
- SCORE;
- VMOST
- McKinsey 7S Model;
- **Oportunidades de crescimento, desenvolvimento, penetração:**
- BCG Matrix;
- Ansoff Matrix;
- **Definição de Clientes e Segmentos:**
- Empathy Map;
- Board Vision Canvas;
- Business Model Canvas;
- Value Proposition Canvas;
- **Entendimento, Ideação, validação, discovery:**
- Design Thinking;
- Double Diamond;
- Continuous Discovery;
- PDCA;
- **Definição de objetivos táticos:**
- BSC;
- OKR;
- Opportunity Solution Tree;

## Concluindo

Lembre-se que o processo precisa trabalhar pra você, não contrário. Todas essas ferramentas servem pra treinar, exercitar, clarear e equalizar os vários pontos de vista do time. Nenhuma dessas ferramentas vai ser útil se elas não forem revistas e atualizadas de tempos em tempos.

Um Business Model Canvas - que talvez seja o Canvas mais popular dessa lista - muito bem feito e atualizado, pode ajudar um PM a definir funcionalidades, métricas e indicadores, pesquisas de usuário, roadmap de médio e longo prazo. Geralmente PMs desprezam esse tipo de ferramenta por não fazer parte da cartilha atual de gestão de produtos e isso é um erro enorme.

Muitos desses frameworks foram criados e estabelecidos há muitos anos atrás, quando o comportamento das pessoas e o mercado era totalmente diferente do atual, como por exemplo o McKinsey 7S Model, que foi criado em 1970, por isso, pode ser que essa ferramenta não se adeque a modelos de negócio mais atuais e baseados em um mundo fundamentado no digital. Contudo, a maioria dessas ferramentas foram criadas para definir conceitos de negócio e de mercados que são imutáveis.

Seria muito interessante ouvir sua opinião e principalmente ter sugestões de ferramentas que podem oferecer alguma sinergia com as citadas. Quero melhorar [esse diagrama](https://miro.com/app/board/o9J%5Fkp%5FgPIE=/?ref=diegoeis.com) de forma contínua e seria legal receber sugestões.