Skip to main content
Filosofia e estoicismo

Estoicismo: virtudes fundamentais e dicotomia do controle

A dicotomia do controle nos lembra que enquanto algumas coisas estão sob nosso controle, outras estão além dele. A chave é focar nossos esforços e preparo, em vez de se preocupar com os resultados.

Diego Eis

Você já deve ter notado que viver é difícil. Nós aprendemos a viver no improviso. Nós tentamos aprender com os nossos erros e os espertos tentam aprender com o erro dos outros. Quando finalmente estamos aprendendo alguma coisa, que nos faça errar menos, já estamos no final da vida. Trágico.

Mas e se eu te dissesse que um manual pra vida pode existir? Um manual prático e livre de religião, livre de qualquer misticismo, doutrina ou burocracia? Que te ensinaria a enfrentar a vida de uma maneira mais equilibrada, racional e direto ao ponto? Encontrei isso no Estoicismo.

O que é o Estoicismo?

O Estoicismo foi uma escola filosófica fundada Zenão, em Atenas.

A teoria do Estoicismo diz que nós vivemos em uma rede de causa e efeito, que é a forma racional que o universo foi estruturado. Eles chamam essa rede de Logos. Nós não temos o controle de como e quais os eventos que nos afetam, mas nós temos o total controle sobre como nós lidamos com cada evento. Epiteto diz que o sofrimento não vem desses eventos, mas do nosso julgamento sobre eles.

A filosofia estoica é baseada em dois pilares (totalmente práticos) fundamentais:

  1. Virtudes fundamentais;
  2. Dicotomia do controle;

Virtudes Fundamentais

Nós temos lidar com o mundo como ele é, e para controlar nosso julgamento sobre esses eventos, temos que buscar o aperfeiçoamento pessoal. E para buscar nosso aperfeiçoamento pessoal, o Estoicismo tem 4 pontos principais chamados de Virtudes: