> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://diegoeis.com/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# Review de livro - Comece pelo Porquê
- URL: https://diegoeis.com/review-de-livro-comece-pelo-porque/
- Published: 2020-02-25T00:00:00.000Z
- Updated: 2022-08-04T15:31:08.000Z
- Author: Diego Eis
- Tags: Ler, ver e ouvir, #blog, #Import 2024-11-06 15:43

[![Capa do livro Comece Pelo Porquê de Simon Sinek](https://i.imgur.com/52k5j9k.jpg)](https://amzn.to/2HUbfq9?ref=diegoeis.com)

O livro tenta se aprofundar em um assunto que é na realidade bastante simples, que acaba nos lembrando das essências que direcionam nossas decisões diárias ao comprar ou usar um serviço.

Embora o assunto já tenha sido abordado de forma detalhada e muito bem explicado em [um TED de 2009](https://www.ted.com/talks/simon%5Fsinek%5Fhow%5Fgreat%5Fleaders%5Finspire%5Faction?ref=diegoeis.com), o Simon Sinek explica seu pensamento sobre como grandes empresas expõe seus produtos e explicam seus serviços de forma clara. Ele chama isso de Golden Circle.

No livro você vai entender que para definir se algum produto é melhor ou pior que outro, é necessário criar critérios claros.  
Que alguns grupos de pessoas escolhem determinados produtos por causa do seu estilo de vida e de comportamento. Um Mac ou um iPhone só melhor que outro produto para aquelas pessoas que acreditam no que a Apple acredita. Muito por isso que é inútil tentar convencer um consumidor da Apple do contrário.  
O gosto por determinados produtos deixa de ser algo objetivo, se tornando algo intangível, pessoal de cada um.

As empresas geralmente se concentram no O QUE fazem e em COMO o fazem, sem considerar o PORQUÊ. E quando isso acontece, todos começam a tratá-la como commodify, fazendo com que elas se foquem mais ainda no O QUE e COMO, se esquecendo novamente no PORQUÊ.

Um exemplo fácil de explicar que ele usou foi: na época do MP3 as empresas vendiam aparelhos dizendo: “o nosso tocador tem 5Gb de espaço!”  
A Apple vendia dizendo “coloque 1000 músicas no seu bolso.” A mensagem é a mesma, mas uma se foca no que é tangível, a outra mensagem se foca na solução do problema de muitas pessoas.

As empresas comuns se focam em características objetivas, dizendo apenas O QUE, enquanto a Apple (e outras grandes) se focam no POR QUÊ as pessoas precisam dos seus produtos. Apenas depois que decidimos que precisamos ter um iPod, a gente passa para fase de decidir os detalhes tangíveis, escolhendo a versão de 5Gb, 10Gb ou 20Gb...

> “Não se pode dizer o mesmo de companhias com uma noção confusa do PORQUÊ. Quando uma organização se define de acordo com O QUE faz, isso é tudo que ela sempre será capaz de fazer.”

Esse livro deveria ser lido por TODOS os Product Managers e integrantes de times de produtos.

O que eu não gostei: o livro poderia facilmente ter a metade do tamanho. O livro se perde em muitas repetições, histórias diferentes com o mesmo fundo moral. A mensagem essencial é um pouco banalizada sem necessidade. Embora a mensagem do livro seja muito clara e bem fácil de absorver.

[Compre esse livro na Amazon](https://amzn.to/2v7Mp3v?ref=diegoeis.com)!