February 12, 2020

Tenha uma causa, não um emprego

Empresas: contratem pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você acredita. Para isso, tenha em mãos seus princípios, seus valores, seu motivo de existência. Isso atrai talentos que procuram uma causa e não um só mais um trabalho. Se você contrata pessoas que não acreditam no que você acredita, elas estão trabalhando apenas pelo seu dinheiro. Se você contrata pessoas que acreditam na sua causa, na sua proposta de valor, no seu por que de existir, você também contrata sua lealdade.

Grandes empresas sabem por que seus funcionários são seus funcionários. Eles sabem por que seus clientes são seus clientes. Poucas empresas sabem o por que da sua existência e pior, poucas empresas tem funcionários que sabem o por que da sua existência. É como se fosse um corpo sem alma. Vazio. Sem promessa de que algum dia seja preenchido de verdade. Não passa de uma empresa artificial, com pessoas trabalhando em uma empresa que não conhece suas principais características, sem vontade real de fazer a diferença.

Pessoas: trabalhem em empresas que ofereçam uma causa real. Não procure um tobogã no meio do andar ou cerveja à vontade. Procure um lugar onde outros talentos trabalham para que você possa se inspirar a resolver problemas sérios e motivadores. Ter problemas é uma das únicas certezas da vida, então, tenha o luxo de escolher os problemas que você quer resolver. Se você vai para um lugar onde todos estão lutando pela mesma verdade e pela mesma causa que você, o fardo é mais leve.

Antigo, mas é ouro: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action#t-473421