Mais uma anotação bem solta, sem editar nem, corrigir qualquer coisa. Mandando aqui para vocês conseguirem degustar a maravilha palestra sobre liderança que ouvi da Vânia Ferrari.
As perguntas que precisamos responder:
- O que eu já sabia, mas não coloco em prática?
- O que eu já estava fazendo e vou melhorar ainda mais?
- O que eu não sabia?
- O que vou parar de fazer?
Se nós não entendermos que temos vieses, nós nunca vamos entender o próximo.
Precisamos ter em mente que não estamos falando do nosso gosto pessoal, mas os gostos e valores da empresa. É o que a gente acredita que é o que faz diferença para empresa e não pessoalmente para mim.
Projeto Humanae. Um inventário cromático da Angélica Dass
O teu trabalho como líder é ser o melhor líder na sua função. É se mover para você ser exemplo... para mover outras pessoas. Você precisa ser um líder inesquecível.
Quando a gente pega as pessoas para se transformar, nós fazemos as pessoas voarem na empresa.
Estamos cuidando da nossa carreira, do mesmo jeito que cuidamos da nossa carreira?
Nós estamos olhando para nossa espiritualidade, saúde, relacionamentos...
Tudo isso mina seus resultados de médio e longo prazo.
Você está criando relacionamento na empresa? O impacto da suas ações é coletivo, embora suas percepções sejam pessoais. Se avalie como pessoa, por que você não consegue se comunicar com o outro quando sabe sua fragilidade.
Problemas globais exigem soluções globais. -- Yuval Harari
Os departamentos estão matando a comunicação. Precisamos aumentar a competência dos colaboradores em se relacionar com as outras áreas. Times multidisciplinares são importantes.
Quando olhamos para nossos times e nossos pares, conseguimos entender quem é quem? Conseguimos saber qual é a necessidade e perfil de cada uma dessas pessoas?
colaborador não gosta de líder bonzinho. Gosta de pessoas que botem eles pra pensar, para entregar, vigor. Trabalhar é resolver treta e aprender com elas.
Toda vez que nosso time resolve um problema, nós saímos mais inteligentes. Problema é alimento para inteligência.
O problema da comunicação é 47% estar presente.
As pessoas só confiam nas outras se você estiver presente. Na forma com que você conduz as conversas. Estar presente é estar atento ao que está acontecendo naquele momento. Nós não somos multitarefa.
O consciente intelectual precisa do consciente emocional para existir. não adianta ter um super curriculo, mas deixando um rastro de sangue por onde passamos. mas não faz sentido sermos camaradas e não entregar resultados.
Inteligência emocional é exercício. Você vai exercitando durante sua vida. Existe uma miríade de sentimentos que perpassa seu dia. não é só feliz e triste. Quando você sabe dar nome ao que você tá sentindo, você toma melhores decisões
Monitore-se em ação:
- Auto-conhecimento (alfabeto emocional)
- previsão do momento do sequestro emocional (teto preto)
- Repertório de estratégias adequadas à cada situação
- Decisão (agir ou não agir)
- avaliação da decisão (funcionou?)
- Aprender incluir no repertório
Não dá para ser um líder que não pensa durante sua ação. No presente. Às vezes é maravilhoso não fazer nada, dormindo no problema e depois decidir.
Quociente emocional... Temperamento não é destino. Desde que você pare de elogiar os seus defeitos. Desde que você pare de olhar para si também. Humildade é fator fundamentalmente para um bom líder e bons resultados.
Liste os obstáculos e maneiras de passar por eles.
Não ter clareza dos seus defeitos, fortaleças, desejos, ambições, fica mais fácil agir. Carreira tem a ver com ação e não com planejamento estratégico e PDI. Como estará sua carreira no próximo mês? E sua equipe?
O bom feedback
- Ajuda a bater meta
- corrige mancadas
- enaltece pontos fortes
- crescer na empresa
- criar sucessores
Desenvolver o auto-conhecimento das pessoas é conhecer os impactos de suas atitudes, habilidades e conhecimentos (ou ausência deles) no resultado do trabalho e sobre o time.
Se você não tem tempo para seu time, você deve voltar a ser analista. O trabalho do líder é cuidar do time.
Sua meta, como líder, é mover seu colaborador para melhores posições e condições. Como liderado é evoluir sempre.
Presença > confiança > influência
- voz
- postura
- altivez
- liderança
- conversas francas