Não existe uma diferença muito grande da definição entre o que é estratégia de negócio e estratégia de produto. Na verdade, elas compartilham dos mesmos fundamentos e tem grandes similaridades.
Contudo, por estarmos falando de uma área que compõe um negócio, a estratégia de produto (e das outras áreas da empresa) tende a ser mais granular e específica conforme vamos detalhando para as tribos e para os times.
Dessa forma, vamos iniciar o nosso detalhamento em produto, afunilando um pouco nosso contexto para a nossa área e menos o contexto global da empresa.
Desdobramento inicial da estratégia de produto
Eu gosto bastante da quebra geral que o Tim Herbig usa para explicar a estratégia de produto. Basicamente ele divide a estratégia em três elementos:
- Estratégia da empresa: que provê direcionadores não conectados a produto ou a soluções específicas, focada na empresa como um todo, baseada na visão e nos goals estratégicos mais globais.
- Estratégia de produto: conjunto de soluções que criam valor para os problemas que o negócio existe para resolver. A estratégia do produto é representada por uma narrativa que envolve visão e motivação do produto existir, definição de campo de jogo e como escolhemos ganhar usando o produto como execução da direção estratégica da empresa;
- Estratégia de feature: são os pedaços do produto que resolvem problemas individuais, mas contribuem o objetivo de uso principal do produto. São focados em partes específicas do campo de jogo escolhido e trazem diferenciação.