Os serviços online que eu uso para gerir meus investimentos

Em 2017 eu escrevi o artigo Os serviços online que eu uso para gerir meu dinheiro. Dois anos se passaram e aqui vão as ferramentas que adotei desde então.

Meu perfil de investimento mudou bastante e agora. Embora eu tenha agora um perfil Buy&Hold e direcionado a dividendos, eu gosto de acompanhar o mercado e também minha carteira quase que diariamente. Abaixo seguem os serviços e ferramentas que uso.

Warren

A Warren traz a facilidade de investimento e as informações de acompanhamento dos rendimentos que são quase que inexistentes nas corretoras comuns. Com a Warren eu consigo excluir toda aquela cerimônia para escolher o investimento de melhor rendimento. Aquele tempo que todos perdem comparando CDBs, Fundos e outros produtos financeiros, é excluído totalmente com o processo que o Warren criou.

Hoje, me organizo com o Warren usando seu esquema de Objetivos. Lá consigo colocar meus objetivos mais moderados de longo prazo. E também alguns objetivos de curto prazo, que servem pra emergência ou retiradas rápidas.

Ainda tenho investimentos de Renda Fixa na Easynvest. Conforme esses rendimentos vão vencendo, vou jogando lá na Warren. Logo, uso outra corretora para meus investimentos de Renda Variável.

Modal

Para investimentos de Renda Variável, uso a Modal. Como a Modal é também um Banco, além da corretora, ganhamos uma série de features de banco como transferências infinitas, saques, débito automático, cartão de crédito e débito etc.

Na maior parte do tempo faço as operações usando o app mobile. Não é lindo, mas bem usável. O sistema como um todo, tanto online quanto mobile é muito instável, mas funciona. Recentemente lançaram a versão mais nova da versão desktop. Além disso, consigo operar em outras ferramentas como ProTrader, Trading View e MetaTrader.

A Modal é bem tradicional no mercado de Renda Variável e isso ajuda bastante ao tentar conseguir informações sobre a plataforma. Sem falar que é taxa zero para FIIs (como a maioria das corretoras) e tem uma das taxas mais baixas por operação: R$2,49.

Yahoo Finance!

Em 2017 eu usava a Bloomberg e a Investing.com para acompanhamento de carteira e informações de papéis. Atualmente passei usar o Yahoo Finance!. Além das informações e notícias sobre as empresas e das ações, há também a possibilidade de criar e acompanhar seu portfólio.

Até agora é o melhor serviço de portfólio que eu já usei. O aplicativo é MUITO decente. Vale a pena ter.

Contudo, mesmo usando o Finance para acompanhar os papéis de Renda Variável (Ações e FIIs), sentia falta de ter um lugar que eu pudesse colocar todos os investimentos, seja eles Fundos, Renda Fixa, Variável etc… Achei tudo o que eu precisava usando as planilhas do Douglas Lombello.

Planilhas do Douglas Lombello (dlombello)

Em 2017 eu fiz a minha própria planilha na tentativa de agrupar e calcular o rendimento da minha carteira. Mas cara, sério, da um trabalho insano. Quando fui pra renda variável, esse esforço praticamente triplicou e eu desisti. Foi aí que procurei uma alternativa e acabei encontrando uma planilha sensacional que o Douglas Lombello criou, para acompanhar investimentos de carteira de Renda Variável, Renda Fixa e fundos.

Ele colocou uma série de features interessantes na planilha, inclusive uma aba que ajuda no controle de Imposto de Renda e criação de Darf para pagamentos quando há lucro. A Planilha tem tudo ou quase tudo o que você precisa para acompanhar sua vida financeira, de forma quase que totalmente automatizada.

Desde então, tenho usado a planilha do Douglas e tem se mostrado uma ferramenta valiosa. Hoje sou um usuário Alpha (R$4,90 mês) e não tenho do que reclamar. Ele é um cara muito acessível e atende bem todo mundo que tem dúvidas e é usuário Alpha. Então, tente usar a versão grátis e quando chegar o comeco do ano que vem e você precisar fazer o Imposto de Renda, com certeza você vai querer ser o usuário Alpha para usar a aba DIRF. ;-)

Outras ferramentas e serviços

Há dois anos tenho tentado buscar ferramentas que me ajude a manter o controle das minhas finanças e investimentos. Para tanto, compilei nesse site varias ferramentas, serviços, grupos de discussão, sites e outras fontes de informação e conteúdo.

Visite, compartilhe e comente: https://investidor.netlify.com