9 min read

Pensamento crítico: adquirindo sabedoria e tomando boas decisões. Ou não.

Construir pensamento crítico não é fácil, mas é essencial. Você deveria construir o seu em 2023.
Pensamento crítico: adquirindo sabedoria e tomando boas decisões. Ou não.
Photo by Sasha Freemind / Unsplash

A sabedoria é a capacidade de tomar boas decisões e evitar as más, e só pode ser adquirida através de considerações ponderadas e fundamentadas. Desenvolver habilidades de pensamento crítico nos permite olhar para uma situação de múltiplos ângulos e explorar as diferentes possibilidades. Também nos fornece as ferramentas para identificar, analisar e avaliar evidências, argumentos e pontos de vista. Ao compreender os princípios do pensamento crítico, podemos aprender a tomar melhores decisões e aumentar nossa capacidade de resolução criativa de problemas.

No entanto, com o aumento da tecnologia e das distrações, parece que a capacidade de pensar de forma crítica está diminuindo. Isso é verdade para o mundo e para o mercado de tecnologia, principalmente na gestão e liderança de produtos.

O mercado de Product Management se transformou nos últimos 5 anos aqui no Brasil. Cresceu, ganhou musculatura, expandiu sua disciplina e amadureceu. Não muito, mas amadureceu.

O que é o pensamento crítico?

Pensamento crítico é o processo de questionar, refletir, analisar e avaliar sobre fatos, situações, ambientes, problemas e opiniões. O objetivo é entender melhor o assunto, criar suas próprias bases e opiniões para conseguir tomar decisões mais informadas. É um dos principais fatores para o sucesso em quase todos os campos. Também nos ajuda a desenvolver ideias e soluções criativas para problemas.

No entanto, o pensamento crítico não é uma habilidade que vem naturalmente para todos. Requer prática e esforço para desenvolver e aprimorar. Felizmente, há muitas maneiras de desenvolver a habilidade de pensamento crítico. Eu não tenho uma receita específica, mas entendo que existem alguns bons pontos para termos atenção:

  • Aprenda a fazer perguntas: fácil de falar, difícil de fazer. Na maioria das vezes, fazer boas perguntas é mais importante do que ter boas respostas. Perguntas instigam, estimulam, desafiam. Boas perguntas nos obrigam a explorar novos campos;
  • Faça curadoria do conteúdo que você consome: quando se trata de informação, qualidade é muito mais importante que quantidade. Você não pode perder tempo consumindo conteúdo superficial. Bons conteúdos te ajudam a elaborar perguntas mais assertivas e potencializam a conexão de conhecimento;
  • Mantenha uma mente aberta: é importante fazer isto e estar disposto a considerar diferentes perspectivas e pontos de vista. Isso não significa que você precisa aceitar tudo o que lhe é dito, mas significa estar disposto a considerar diferentes argumentos e evidências antes de chegar a uma conclusão;
  • Examine as evidências: uma parte importante do pensamento crítico é examinar as evidências disponíveis de forma cuidadosa e reflexiva. Isso inclui avaliar a qualidade e relevância das evidências, bem como a forma que elas apoiam ou refutam um argumento, ou conclusão. Considerar argumentos e evidências que contestam suas próprias conclusões ou pontos de vista é importante para aprofundar a sua compreensão, completando e equilibrando a sua própria opinião sobre o assunto;
  • Pratique: o pensamento crítico é uma habilidade que se desenvolve com a prática. Tente aplicar técnicas de pensamento crítico em situações cotidianas e em problemas específicos para aprimorar suas habilidades. Pratique em momentos, situações, assuntos e com pessoas com espaço para adaptar suas habilidades sem riscos de amplificar ou criar problemas relacionais, ou profissionais. Com o tempo, aumente o risco.

This post is for paying subscribers only