Review de livro - O Estoicismo Hoje

O que me levou a ler o livro O Estoicismo Hoje?

Há alguns anos eu tenho andado insatisfeito. Insatisfeito com meu conhecimento, com a minha performance no trabalho, com os meus relacionamentos, com a forma que expresso minhas opiniões, com minhas posses e a forma com que lido com os meus sentimentos. Obviamente essas insatisfações não se manifestam todas de uma vez, elas são mais como ondas. Mas quando acontecem, eu não consigo controlar os resultados e estragos mentais ou de performance que esses pensamentos causam.

Entendendo como isso estava me fazendo mal e me afetando em vários pontos da vida, resolvi entender melhor sobre por que diabos vivemos insatisfeitos. Primeiro busquei o que eu admiro e já conheço: comecei a ler e estudar o livro de Eclesiastes. Salomão da um tapa na cara dos insatisfeitos em cada verso. Me ajudou bastante a entender o ponto de vista bíblico sobre a busca de conhecimento, bens materiais e trabalho. Foi aí que eu quis entender melhor sobre o “correr atrás do vento” ou o “não há nada de novo debaixo do sol”. Versos como “Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.” me incomodavam demais. Mas o que além da minha religião (adventista do sétimo dia) fala sobre percorrer o caminho do sofrimento, insatisfação e viver o presente de forma feliz e leve?

A busca mais óbvia é o Budismo. Mas não sei por qual motivo eu não consegui me sentir à vontade. Ninguém consegue (ou eu não consigo) definir se o Budismo é uma religião por causa da mística envolvida ou se é uma espécie de método guia pra vida. Sem falar que muitas pessoas se envolvem com o Budismo por pura conveniência de dizer que “sou budista, faço meditação diariamente, pratico o silêncio e blá blá blá”… Talvez por causa desse hype, continuei minha busca e por algum motivo, esbarrei no Estoicismo e a partir daí, não consegui mais parar de ler sobre.

O discurso tem muito a ver com o de Salomão, guardando as suas devidas características e proporções. Claramente ainda estou aprendendo e sim, é um grande desafio entender o que é a Virtude. Mas faz parte do caminho.

Sobre o livro

O livro O Estoicismo Hoje é um apanhado de artigos escritos pra o site de mesmo nome. Ele mostra uma série de pontos de vista de varias pessoas sobre a prática do estoicismo em aplicações que vão desde paternidade até Star Trek. Me ensinou bastante sobre como o Estoicismo pode ser aplicado a qualquer coisa e como, acima de tudo, é um framework definitivo (até agora) para viver uma boa vida, desapegado de qualquer religião ou misticismo, logo, pode ser aplicado alinhado perfeitamente com suas crenças.

Acho que esse livro é só indicado para quem já leu outras coisas sobre estoicismo, mas não se aprofundou muito. Não recomendo para quem ouviu pela primeira sobre o assunto. Sugiro que se você nunca leu sobre estoicismo, faça uma busca simples no Google e depois, leia o livro. O site O Estoico faz um ótimo trabalho de introdução sobre o assunto.

Esse texto também foi publicado como review no GoodReads. Me siga lá!