Too old for that: ligações de video em público

Outro dia eu vi, juro, um jovem de uns 17 anos, andando pela rua, sem fone de ouvido, conversando com um pessoa por vídeo no celular! Pasmem: ele estava falando, sem vergonha nenhuma, com alguém no celular via vídeo. E sem fone de ouvido. Em que momento isso ficou normal?

Não é possível. Esses jovens não tem nenhuma vergonha de usar de forma explícita esse tipo de tecnologia? Eu sei que isso já existe faz tempo, mas existem regras: não se faz chamadas de vídeo em público, sobretudo sem fone de ouvido. E essa regra existe por um simples motivo: vergonha. Você não pode fazer uma coisa em público, principalmente envolvendo tecnologias disponíveis atualmente, que as outras pessoas tem vergonha de fazer e você não. Isso é afrontar as pessoas mais velhas.

Como assim conversar com alguém por celular, em vídeo? Isso não se justifica mesmo se houver o argumento de que isso se assemelha à uma conversa presencial, como se a pessoa estive do seu lado. Não, isso não se faz.

Tudo bem eles não usarem a função de ligações telefônicas no celular. Nem eu uso mais! Também acho super antigo esse tipo de comunicação. É pra isso que existe as redes sociais, SMS e outras formas mandar mensagens de texto.

“No meu tempo” isso nunca seria aceitável. Você só pode usar vídeo pra falar com alguém dentro de uma sala fechada. Aí sim, você pode até usar uma monitor, sem precisar de fones de ouvido… de boa. Pode até falar palavrão. Ninguém está ouvindo. Agora, fazer isso em público? Não, não… é errado.

E se as pessoas ouvirem sua conversa? Onde fica a privacidade? Sei lá. Mas tanto faz. Me senti muito ofendido por ele achar que esse tipo de liberdade. Jovens… chegaram agora no mundo e acham que podem usar a tecnologia como bem entenderem…

Ousados.