diegoeis.com

February 18, 2018

Sobre mim

TL: DR;

Meu chamo Diego Eis e atualmente sou Diretor de Produtos Digitais na Sympla. Antes fui Diretor de Produtos Digitais na Jüssi. Sou autor do livro Gestão Moderna de Produtos Digitais e co-criador do Product Oversee e fundador da PM Letter.

Navegação rápida:


Meus projetos pessoais

Esses são os projetos que estou envolvido e onde você pode entrar em contato com o meu trabalho:

  • Livro Gestão Moderna de Produtos Digitais: neste livro eu exponho ideias sobre como os Produtos Digitais são um meio, um veículo, que transporta valor para o negócio e para o usuário. Além disso, mostrei meu racional de construção de produtos, falando sobre negócios, indicadores, startups, ética e vários outros assuntos importantes para Product Managers;
  • PM Letter é uma Letter semanal feita para Product Managers e pessoas que trabalham com a criação e desenvolvimento de produtos digitais;
  • Product Oversee: um portal de conteúdo exclusivo para quem constrói, lidera e faz gestão de produtos e serviços digitais aqui no Brasil. Um projeto pra tentar quebrar o consenso de como faz produtos digitais e para fomentar opinião, criar novos pontos de vista e ajudar a amadurecer o mercado de produtos digitais no Brasil;
  • PM ToolKit: é um apanhado de links para conteúdo, ferramentas, livros, cursos sobre gestão de produtos digitais;
  • Palestras: Eu sou muito ativo na comunidade de produtos e front-end, produzindo conteúdo e falando em muitos eventos como o QCon Brasil, Lean Kanban Brasil, BrasilJS, World Usability Day e muitos eventos, cursos e meetups. Você pode ver minhas apresentações aqui e aqui.
  • Tableless: é o mais antigo e o maior dos meus projetos pessoais: é um blog com conteúdo sobre front-end, aberto para vários autores. Explico um pouco sobre ele mais abaixo;
  • Investidor ToolKit: Eu gosto de investir e ler bastante sobre esse assunto, e sei que tem uma série de pessoas que gostam também, por isso, nos mesmos moldes do PM ToolKit, criei um um apanhado de links para conteúdo, ferramentas, livros, cursos sobre investimento;
  • Livro Guia Front-end: começar como front-end nunca foi tão difícil quanto atualmente. Antes bastava aprender HTML, CSS e JS. Hoje, você precisa entender todos os frameworks e bibliotecas. Isso gera ansiedade e muitos acabam desistindo. Nesse livro eu tento descomplicar as decisões sobre o que aprender e quando aprender. Bom para iniciantes;
  • Livro Introdução à Web Semântica: Sempre achei Web Semântica um assunto fascinante e ignorado pela comunidade de produtos e principalmente pela comunidade de desenvolvimento. Por isso, escrevi um livro para ajudar as pessoas a entenderem melhor como a Web Semântica está impactando e irá impactar nossas vida no futuro;

Gestão Moderna de Produtos Digitais

Eu escrevi um livro sobre Gestão de Produtos Digitais, mostrando minha lógica sobre construção e organização de Produtos Digitais. Nesse livro falo bastante sobre produtos como plataforma, facilitação de criação de valor entre usuário e negócio, responsabilidades de PM, bolha das startups e vários outros assuntos.

Você pode saber mais sobre o livro no site oficial.

O trabalho

2020: Sympla

Em Março de 2020 eu iniciei meu ciclo na Sympla, uma empresa focada em levar experiências incríveis para as pessoas. Essas experiências podem ser presenciais ou online. Aqui eu comecei como Head de Produtos Digitais da unidade de negócios Bileto, que é focada em Casas Fixas (teatros, eventos de grande porte, museus, parques etc), mas já passei pela direção da unidade de negócios de eventos online e hoje eu sou Diretor de Produtos Digitais e Head da área de negócios Digitais.

2018: Diretor de Produtos Digitais na Jüssi Business Agency

No final de 2018 fui como Diretor de Produtos Digitais para a Jüssi, uma agência de negócios digitais. Lá eu lidero um time de mais ou menos 100 pessoas, divididas nas especialidades de Tecnologia, UXD, Gestão de Produtos, CRO/WA e SEO. Um desafio que se assemelha bastante com o começo da minha carreira, onde eu tenho que empreender bastante, olhar para o futuro, resolvendo os desafios do presente.

2018: Product Manager na Neon Pagamentos

Em 2018, procurando novos desafios, fui parar na Neon. Eu confirmei a ida para a Neon, e no dia seguinte o BC decretou a liquidação do Banco Neon. Foi um susto gigante, mas foi ótimo, porque cheguei lá para ajudar. A Neon saiu dessa experiência mais forte do que antes. Mas eu fiquei muito pouco tempo lá, porque a vida, como já diziam, é uma caixinha de surpresas.

2017: Product Manager na Easynvest

Chegando em 2017, deixei a Locaweb para participar da Easynvest. Onde eu fui Product Manager, cuidando da experiência de investimentos nas plataformas web e mobile. No final da minha estadia na Easy, eu cuidei de uma série de outras iniciativas. Foi uma ótima experiência que me fundamentou mais ainda nesse mundo de investimentos e fintechs.

2012: Indo coordenar times na Locaweb

Em 2012, deixei a minha própria empresa para experimentar outra jornada. Foi aí que entrei na Locaweb, onde fiquei por 5 anos. Lá, eu era coordenador de equipes de produtos digitais, liderando duas equipes multidisciplinares de dois produtos digitais.

2006: Empreedendo - Visie

Em 2006, comecei uma jornada abrindo minha própria empresa chamada Visie, onde treinávamos equipes de muitas empresas de tecnologia. Além disso, também desenvolvíamos sistemas e sites para empresas como Globo.com, Samsung, Nokia, HSBC, Accenture e muitos outros. Mas eu percebi que estava me fazendo muita falta ter experiência de mercado. Foi aí que eu dei uma guinada.


O Tableless: onde tudo começou.

Eu iniciei minha carreira como desenvolvedor front-end. Era uma época onde a web já tinha chegado aqui de forma comercial e a imigração de profissionais de outras área estava apenas começando. Eu dei a sorte de começar a trabalhar com web em torno de 2000, e de lá para cá eu não parei.

E como naquela época o conteúdo sobre desenvolvimento, principalmente desenvolvimento front-end, era bastante escasso, decidi criar um blog, sem pretensão nenhuma, para compartilhar o que eu estava aprendendo. Esse blog começou como .kit.net, depois para .cjb.net, depois ganhei (sim, ganhei) o domínio .com.br, e hoje é um dos sites mais populares (que não quer dizer mais visitado) na comunidade front-end e de desenvolvimento. Hoje somos muitos autores escrevendo sobre front-end, back-end e design.

Devo dizer que o Tableless mudou minha carreira de forma drástica. De lá para cá nada foi a mesma coisa. Completei tantos objetivo que fica difícil de mensurar o valor que ele teve pra mim e espero que para a evolução do desenvolvimento web no Brasil.

Me encontre, me acompanhe

Eu tento me manter conectado de forma saudável, por isso, existem apenas alguns meios de você me encontrar e falar comigo.

  • Twitter: Haters gonna Hate, mas o Twitter é a melhor rede e a melhor forma de acompanhar meu trabalho. Falo bastante sobre Gestão de Produtos Digitais, Liderança e vida cotidiano.
  • GoodReads: O GoodReads é um lugar onde eu me refugio. Se quiser acompanhar o que eu ando lendo.
  • LinkedIn: Se você quer falar estritamente sobre vida profissional, é só me encontrar no LinkedIn. Sempre quero tomar um cafézin e bater um papo. Mas já aviso, sou tímido e não tenho luxo nenhum.
  • Telegram: Se quiser bater um papo, manda mensagem lá no Telegram;
  • E-mail: você pode falar comigo via e-mail: diegoeis[at]gmail

Livro Gestão Moderna de Produtos Serviços Digitais.

O Produto Digital como um meio de entregar valor para o usuário e para o negócio.

Ver mais