Livro: O Produto Digital como um meio e o Product Manager moderno

Eu trabalho com internet e tecnologia desde 2001. Comecei como desenvolvedor front-end e atualmente[^1], depois de ter passado pela Diretoria de Produtos Digitais na Jüssi, lidero a área de Produtos Digitais na Sympla.

Eu sei, por experiência própria, que trabalhar em um mercado tão emergente é difícil. Faltam mentores, falta conteúdo, falta um filtro que diz o que é certo e o que é errado. Ainda mais na profissão de Gestão de Produtos que é algo (nem) tão novo, principalmente aqui no Brasil.

Muito por conta da novidade da responsabilidade e principalmente pelo prestígio de ser um dos responsável pelo produto digital de empresas importantes, entendendo que é uma posição chave de influência e tomada de decisão, criou-se uma migração em massa de profissionais de outras áreas como desenvolvimento, UX e gestão tradicional de projetos, além de pessoas totalmente novas na área de tecnologia. O mercado não estava preparado para isso, nem tão pouco as empresas. Isso ocasionou aumento de salários, problemas de hierarquia, confusões sobre qual a responsabilidade e a influência real um Product Manager deveria ter dentro da corporação e também dentro do time de produtos.

Somando esses fatores, mais a falta de conteúdo de qualidade em português, principalmente em formato de livro, que centralizasse boas práticas e opiniões, resolvi criar um livro sobre Gestão de Produtos Digitais de uma forma mais moderna, além de defender uma visão particular (nem tão particular assim) sobre o Produto Digital como um meio de levar valor pelo serviço, não o fim. Essa é uma confusão recorrente dos PMs e muito daí surge as frustrações com a responsabilidade: os PMs acham que o Produto é a coisa mais importante da empresa, que dita as regras e os direcionamentos dado que o Produto Digital é um dos principais meios de interface com o cliente. Mas esse é um engano gigante. O produto é apenas um dos vários meios que a corporação pode usar para levar o valor do seu serviço para as pessoas. Isso transforma o PM em alguém com mais responsabilidades dentro da companhia, mas também modifica um pouco o PM tradicional que só fazia interfaces web e aplicativos.

Eu espero que gostem e espero opiniões e comentários sobre o conteúdo!

Para comprar o livro, use o link: []

Subscribe to diegoeis.com

Don’t miss out on the latest issues. Sign up now to get access to the library of members-only issues.
jamie@example.com
Subscribe