Os seis principais livros que transformam você em uma PM acima da média

Economize um dinheirão com MBA lendo esses seis livros sobre gestão de produtos.

Os seis principais livros que transformam você em uma PM acima da média
Photo by Tom Hermans / Unsplash

Não existe segredo: uma das maneiras mais baratas para se tornar alguém inteligente é lendo mais. Simples assim. O problema é encontrar o certo que deve ser lido e eu estou aqui para tentar te ajudar nesse ponto.

Existem 5 livros que vão te deixar à frente da maioria das pessoas que gerem produtos, pelo menos aqui no Brasil. Todos esses livros destravaram em mim modelos de pensamento sobre como gerir produtos efetivamente.

Eles não são livros inovadores, mas são livros que explicam de forma simples, sinérgica e direta ao ponto o que todos que fazem gestão de produto deveriam aprender logo de início. São princípios que não mudam. É basicamente a essência que guiará o resto sobre a execução de produto.

  1. Product Direction, Nacho Bassino: aqui o Nacho mostra de forma muito sucinta o que é estratégia de produto e como fazer o tático de produto, conectando com OKRs.
  2. The Product Book: esse livro me mostrou qual é a essência de tudo o que o Product Manager precisa ser. Tem aqui de graça.
  3. Outcomes over output, Josh Seiden: esse livro foca no que você precisa saber sobre como impactar o produto por meio da mudança de comportamento do usuário. O click foi: a partir de outcomes, eu conecto em indicadores de produto e indicadores de negócio.
  4. Platform Scale, Sangeet Choudary: aqui você entenderá como uma plataforma funciona e um pouco sobre efeito de rede. Esse é o básico do básico para você entender como trabalhar em uma empresa de tecnologia atualmente.
  5. Jobs to be Done, Anthony W. Ulwick: esse te ensina como identificar as necessidades dos usuários e como extrair o maior valor a partir das ações que o usuário deveria fazer dentro do seu produto.
  6. Hooked, Nir Eyal: dado que você entendeu o usuário e sabe o que é plataforma e efeito de rede, esse livro vai te ensinar (confesso que de forma polêmica), como potencializar o engajamento do seu produto.

Bônus:

  • The Invincible Company: aqui você vai aprender a priorizar melhor, tanto negócio, quanto produto. Entender o que realmente é uma aposta ou o que já está dando resultados e deveria ser evoluído.
  • Estratégia Competitiva, Michael Porter: absolutamente a bíblia definitiva sobre estratégia de negócio.

Minha sugestão seria ler nessa ordem de prioridade. Lendo esses livros, você vai economizar um MBA.

Subscribe to diegoeis.com

Don’t miss out on the latest issues. Sign up now to get access to the library of members-only issues.
jamie@example.com
Subscribe