diegoeis.com

April 7, 2021

Anotação: Valor para o cliente não é criado apenas a partir de novidades

diagrama que mostra que quanto mais no futuro, mais entregamos novos negócios e mais valor entregamos para os clientes.

O livreto Outcomes Over Outputs do Josh Seiden, começa com ele contando um caso que aconteceu com ele (e com certeza com muitos de nós). Ele trabalhava em 2006 no mercado financeiro em Wall Street. Nessa startup que ele trabalhava estava começando a fazer bastante sucesso e a ganhar bastante dinheiro. Mas logo eles perceberam que o produto deles permitia que os clientes fizessem apenas um tipo de operação de trade. Então, o CEO, que ele descreve como um visionário empreendedor de sucesso, sugere que um novo aplicativo, com um novo modelo criar trade, pudesse ser uma solução factível, criando um novo modelo de negócio para a empresa e permitindo que o cliente pudesse diversificar suas operações no mercado financeiro.

Logo o time de produtos começou a trabalhar. Tudo o que você pode imaginar foi feito: um discovery perfeito, um design maravilhoso, pesquisas de mercado e tudo mais para entregar um produto ambicioso que pudesse proteger o negócio deles de um provável futuro trágico.

Isso tudo demorou dois anos e o novo projeto, que criaria um novo negócio para empresa, foi descontinuado. O que foi feito de errado? Ué, eles passaram dois anos sem entregar absolutamente nada. Eles pegaram a coisa errada para se fazer.

Contudo, mesmo se eles entregassem algo fatiado, progressivo, evolutivo, não funcionaria, exatamente por que eles estavam se focando na coisa errada a se fazer. E quando se foca na coisa errada a se fazer, não adianta criar um novo negócio, um novo produto, um novo time, uma nova funcionalidade. Nesse caso, não adianta fazer discovery.

Entregar outcomes é mudar um comportamento que cria resultados para o negócio. O negócio deles já estava dando certo antes, eles poderiam ter melhorado e evoluído o que já estava trazendo outcomes (resultados) para empresa e para os usuários. Manja o feijão com o arroz bem temperado? Pois é.

Outcomes não tem nada a ver em criar coisas (produtos, negócios, funcionalidades) novas. Em vez disso, outcomes tem a ver em criar mudanças de comportamento, sejam dos usuários que direcionam bons resultados para o negócio.

O problema com a imagem de cima, é que ele aponta que só o futuro trará valor pro cliente. E que esse valor vem de “negócios genuinamente novos”. Às vezes você não precisa de negócios genuinamente novos para entregar valor pro cliente. A manutenção dos principais negócios pode sim entregar muito valor para o cliente. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que “precisamos fazer o básico bem feito”? A imagem não está errada, mas eu diria que ela estaria incompleta, mostrando uma parte muito curta do processo inteiro.

Livro Gestão Moderna de Produtos Serviços Digitais.

O Produto Digital como um meio de entregar valor para o usuário e para o negócio.

Ver mais