diegoeis.com

February 25, 2020

Review de livro - Comece pelo Porquê

Capa do livro Comece Pelo Porquê de Simon Sinek

O livro tenta se aprofundar em um assunto que é na realidade bastante simples, que acaba nos lembrando das essências que direcionam nossas decisões diárias ao comprar ou usar um serviço.

Embora o assunto já tenha sido abordado de forma detalhada e muito bem explicado em um TED de 2009, o Simon Sinek explica seu pensamento sobre como grandes empresas expõe seus produtos e explicam seus serviços de forma clara. Ele chama isso de Golden Circle.

No livro você vai entender que para definir se algum produto é melhor ou pior que outro, é necessário criar critérios claros. Que alguns grupos de pessoas escolhem determinados produtos por causa do seu estilo de vida e de comportamento. Um Mac ou um iPhone só melhor que outro produto para aquelas pessoas que acreditam no que a Apple acredita. Muito por isso que é inútil tentar convencer um consumidor da Apple do contrário. O gosto por determinados produtos deixa de ser algo objetivo, se tornando algo intangível, pessoal de cada um.

As empresas geralmente se concentram no O QUE fazem e em COMO o fazem, sem considerar o PORQUÊ. E quando isso acontece, todos começam a tratá-la como commodify, fazendo com que elas se foquem mais ainda no O QUE e COMO, se esquecendo novamente no PORQUÊ.

Um exemplo fácil de explicar que ele usou foi: na época do MP3 as empresas vendiam aparelhos dizendo: “o nosso tocador tem 5Gb de espaço!” A Apple vendia dizendo “coloque 1000 músicas no seu bolso.” A mensagem é a mesma, mas uma se foca no que é tangível, a outra mensagem se foca na solução do problema de muitas pessoas.

As empresas comuns se focam em características objetivas, dizendo apenas O QUE, enquanto a Apple (e outras grandes) se focam no POR QUÊ as pessoas precisam dos seus produtos. Apenas depois que decidimos que precisamos ter um iPod, a gente passa para fase de decidir os detalhes tangíveis, escolhendo a versão de 5Gb, 10Gb ou 20Gb…

“Não se pode dizer o mesmo de companhias com uma noção confusa do PORQUÊ. Quando uma organização se define de acordo com O QUE faz, isso é tudo que ela sempre será capaz de fazer.”

Esse livro deveria ser lido por TODOS os Product Managers e integrantes de times de produtos.

O que eu não gostei: o livro poderia facilmente ter a metade do tamanho. O livro se perde em muitas repetições, histórias diferentes com o mesmo fundo moral. A mensagem essencial é um pouco banalizada sem necessidade. Embora a mensagem do livro seja muito clara e bem fácil de absorver.

Compre esse livro na Amazon!

Livro Gestão Moderna de Produtos Serviços Digitais.

O Produto Digital como um meio de entregar valor para o usuário e para o negócio.

Ver mais