Peguntas para PMs em entrevistas

Já participei de várias entrevistas e processos seletivos para a responsabilidade de Product Manager. Uma certeza que eu posso dar para você é: todos os processos serão diferentes. Tem empresas que fazem um processo mais demorado, envolvendo sessões com RH, depois com a pessoa que será o seu gestor, depois com seus pares, depois com o time que trabalhará com você e provavelmente outras áreas que você terá um contato mais próximo. Outras empresas fazem só uma entrevista com o RH e o seu futuro gestor. Já outras pedem para que você faça um case de desafio específico para analisar sua comunicação, visão de negócio e de produto. Embora todas sejam abordagens válidas, nenhuma consegue mapear 100% o perfil do candidato. Por isso, vai depender muito do perfil e cultura da empresa.

Entender qual o perfil da empresa é importante para saber quais os pontos que provavelmente serão abordados na entrevista e quais os assuntos que você deverá se preparar melhor. O conteúdo da entrevista de uma empresa que tem uma cultura de data-driven será bastante diferente de uma empresa que tem uma cultura mais ligada a negócios, ou da que tem uma cultura mais centrada em crescimento. Essa dica é importante para você, em quanto candidato, entender se faz sentido entrar nessa empresa. No final, não é só a empresa que te escolhe, você também precisa escolher a empresa.

Eu já fui negado em várias entrevistas. Em uma delas, a justificativa foi de que eu não tinha “Fit Cultural”. Sem problemas, concordo muito em contratar pessoas que tenham essa ligação íntima com a cultura da empresa. O problema é que a pessoa (um Product Manager) que me entrevistou, fez uma entrevista que durou apenas 15 minutos… por telefone. Eu não sei qual o segredo da psicologia moderna essa pessoa usou, mas como ela entendeu que eu não tinha o “fit cultural” necessário para trabalhar lá, se ela nem olhou no olho, se ninguém mais conversou comigo, se ela não me fez perguntas suficientes? Durante muito tempo fiquei remoendo achando que o problema estava comigo. Nunca saberei.

Nas entrevistas, por mais técnicas que sejam, é importante haver uma sessão de perguntas e respostas. Esse momento servirá para que você, sendo entrevistador ou entrevistado, conheça um pouco mais sobre o outro lado, procurando se conectar de forma mais humana com a pessoa.

Criei essa lista de perguntas que podem servir para ajudar a guiar as suas entrevistas, tanto para as que você conduzirá, quanto para aquelas que você será entrevistado.

Qualquer nova ideia, por favor, fale comigo (@diegoeis no twitter) para atualizarmos a lista.

Sobre Negócio ou mercado

Parte Técnica ou hard skill

Cunho pessoal ou soft skill

Sobre amenidades e perguntas gerais

Perguntas para se fazer quando entrevistado

Referências