4 min read

Roland Garros e o armamento de aviões

Roland Garros colocou a metralhadora em cima do avião pela primeira vez... e eu achando que ele tinha inventado o campeonato de tênis...
Roland Garros e o armamento de aviões

Achei essa história totalmente improvável e por isso dei uma pesquisada. E claro, quando se procura algo na internet, parece que todo mundo já sabia, menos eu. Mas pasme: o francês Roland Garros, o mesmo personagem que dá o nome para o torneio de tênis, foi um dos primeiros grandes nomes da aviação militar durante a Primeira Guerra Mundial.

Finja surpresa, por favor, se você já sabe disso... Eu não sabia e fiquei de cara.

A história

Pois é. O que você não sabe ainda (por favor, não me deixa sozinho nessa novidade), é que até então, os aviões na primeira guerra não eram armados. Eles eram usados, sobretudo, para fazer reconhecimento de áreas e observação. As únicas armas que haviam eram as pistolas levadas pelos pilotos para se protegerem caso eles caíssem e fossem capturados.

Os pilotos até usavam essas pistolas lá em cima, em pleno voo, tanto para atirar em outros aviões, quanto para atirar em quem estivesse no solo, mas como você já deve imaginar, não era muito efetivo. Até que alguém começou a pensar em como poderiam armar o avião.

Surgiram várias alternativas para isso. Mas elas não eram muito adoradas pelos pilotos, já que eles queriam ter mais controle sobre o tiroteio, mirando o próprio avião no inimigo e atirando.

Foi aí que o Roland Garros teve uma ideia de colocar a metralhadora na frente do avião. Obviamente o problema disso era: como não fazer os tiros estraçalharem as hélices?

Morane-Saulnier N - O avião

Para fazer esse teste o Roland Garros usou um avião chamado Morane-Saulnier N, também conhecido como Morane-Saulnier Type N. Era um avião de caça francês com assento único da Primeira Guerra Mundial. Ele voou pela primeira vez em 1915, e foi utilizado por várias forças aéreas, incluindo as francesas, russas e britânicas. Era altamente manobrável e podia alcançar uma velocidade máxima de cerca de 85 mph (135 km/h).

Roland Garros, o primeiro piloto a atirar em um avião usando uma metralhadora montada em um Morane-Saulnier N.

Logo o Roland Garros tentou criar uma espécie de defletor para proteger e desviar os tiros que pudessem pegar nas hélices, mas obviamente isso não duraria muito. Esse é um caso onde um MVP mal feito não é aceitável, por motivos óbvios.

O Roland Garros começou a estudar sobre o assunto para pensar em como sincronizar o acionamento das metralhadoras e as hélices. Foi aí que um dia ele estava voando no território inimigo com um avião que ele estava usando de protótipo. Ele foi alvejado e caiu.

Os alemães prenderam ele e levaram os destroços para um jovem engenheiro alemão, que ao ver o protótipo de Roland Garros, teve uma ideia geniosa, criando um sistema que levou a liderança da Alemanha, mesmo que o sistema tivesse que ser adaptado em cada um dos aviões individualmente.

Contudo, poucos anos depois alguns dos aviadores alemães foram capturados também e aí os ingleses e franceses também criaram suas versões da solução.

A morte e o torneio

Roland Garros morreu em 5 de outubro de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial. Ele estava voando em uma missão como membro da Força Aérea Francesa quando seu avião foi abatido por fogo antiaéreo alemão. Os detalhes exatos de sua morte não são conhecidos, mas acredita-se que ele tenha morrido instantaneamente na queda.

Ele é homenageado como um herói nacional na França, em parte devido aos seus feitos na aviação, mas também pelo seu envolvimento na Primeira Guerra Mundial e pelo sacrifício que fez. Ele foi homenageado com a Legião de Honra, a maior honraria militar francesa, póstuma.

O torneio de Roland Garros, também conhecido como French Open, é nomeado em homenagem a Roland Garros. Ele era um jogador de tênis e aviador francês que competiu no torneio várias vezes. No entanto, o torneio é nomeado em sua homenagem principalmente devido ao seu papel como aviador durante a Primeira Guerra Mundial e não devido aos seus feitos como jogador de tênis. O torneio foi fundado em 1891 e originalmente conhecido como Campeonato Francês. Ele era realizado no Stade Français em Paris, mas foi posteriormente transferido para o local atual do Stade Roland Garros em Paris, onde recebeu o nome atual.

Ele é um dos quatro Grand Slams, considerado o evento de tênis mais importante do mundo anualmente e é o evento de campeonato de saibro mais importante do mundo. Ele é realizado anualmente no final de maio e início de junho e é o evento de campeonato de saibro mais importante do mundo.

Concluindo

Achei essa história tão improvável que decidi sair um pouco do padrão do conteúdo que eu geralmente escrevo para poder publicar essa anotação contigo. Sou cultura também, vai vendo...

Referências: