4 min read

As empresas querem escala e isso muda tudo no mercado de tech em 2023

Escala financeira, de entrega, de mercado, de performance. Empresas querem voltar às raízes das primeiras startups. Pouco recurso, com alto rendimento.
As empresas querem escala e isso muda tudo no mercado de tech em 2023
Photo by micheile dot com / Unsplash

Em uma das minhas mentorias a pergunta que surgiu foi: o que devemos esperar para 2023? Como resposta, indiquei o maravilhoso vídeo do Akita que explicou maravilhosamente tudo o que está acontecendo, complementando o que ele já havia falado sobre isso em Junho de 2019. Mais tarde, em 2020 eu citei bastante sobre esse cenário no meu livro e em artigos aqui e aqui. Por isso, esse meu texto é só um complemento, expondo meu ponto de vista sobre como acho totalmente contra intuitivo e estranho existir empresas de software com mais de 7000 funcionários, mas com uma cadência de entrega tão baixa de soluções e inovações relevantes.

Eu não sei você, mas não me lembro qual foi o último grande lançamento relevante do Google, Twitter, Facebook, Uber, Airbnb ou qualquer outra empresa de tech do Brasil, ou do mundo. Todas essas empresas tem poder financeiro (teoricamente) e poder intelectual (teoricamente) para conseguir fazer lançamentos que realmente mudam o comportamento das pessoas. Tirando os lançamentos dos negócios e dos produtos em si, não me lembro de lançamentos exuberantes nos últimos meses ou anos.

Tudo é questão de escala

This post is for subscribers only