Vivemos numa sociedade doente - Sobre o livro Sociedade do Cansaço
O excesso de trabalho e a ganância de estar sempre à frente deixou a gente doente.
Uma sociedade onde a imagem transmitida pra as pessoas a sua volta vale muito mais do que a saúde mental e espiritual das pessoas. Vivemos numa sociedade onde o seu desempenho é medido a cada segundo, não pelas outras pessoas, mas por você mesmo.
E isso é ruim. Estamos ficando doentes não por causa de um elemento externo, mas por causa do ambiente que vivemos. O sistema nos deixa doentes e isso é muito mais perigoso do que se fosse um vírus, por que nesse caso, não é algo que podemos retirar do nosso corpo, pois o vírus somos nós mesmos. Nós nos transformamos na doença. Internalizamos tanto isso, que ja não temos como nos defender de nós mesmos.
A positivação do mundo faz surgir novas formas de violência. Essas não partem do outro imunológico. Ao contrário, elas são imanentes ao sistema.
O excesso de trabalho e a ganância de estar sempre à frente, “performando” e “disruptando”, nos transformou em doentes da alma, que transforma nossa química e acabamos realmente ficando doentes do corpo, deturpando totalmente o modus operandi da nossa saúde e capacidade de pensamento.