Vivemos numa sociedade doente - Sobre o livro Sociedade do Cansaço

May 12, 2019 Comente também

Uma sociedade onde a imagem transmitida pra as pessoas a sua volta vale muito mais do que a saúde mental e espiritual das pessoas. Vivemos numa sociedade onde o seu desempenho é medido a cada segundo, não pelas outras pessoas, mas por você mesmo.

E isso é ruim. Estamos ficando doentes não por causa de um elemento externo, mas por causa do ambiente que vivemos. O sistema nos deixa doentes e isso é muito mais perigoso do que se fosse um vírus, por que nesse caso, não é algo que podemos retirar do nosso corpo, pois o vírus somos nós mesmos. Nós nos transformamos na doença. Internalizamos tanto isso, que ja não temos como nos defender de nós mesmos.

A positivação do mundo faz surgir novas formas de violência. Essas não partem do outro imunológico. Ao contrário, elas são imanentes ao sistema.

O excesso de trabalho e a ganância de estar sempre à frente, “performando” e “disruptando”, nos transformou em doentes da alma, que transforma nossa química e acabamos realmente ficando doentes do corpo, deturpando totalmente o modus operandi da nossa saúde e capacidade de pensamento.

O excesso de trabalho e desempenho agudiza-se numa autoexploração. Essa é mais eficiente que uma exploração do outro, pois caminha de mãos dadas com o sentimento de liberdade. O explorador é ao mesmo tempo o explorado.

Capa do livro Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han

Nesse novo ambiente, por mais difícil que seja, devemos encontrar novamente o equilíbrio. E isso dói. Isso é ir contra a sociedade do desempenho, que nem sabe que está doente e sendo influenciada por um sistema que nos transformou nos nossos próprios carrascos.

Não a vida ativa, mas só a vida contemplativa é que torna o homem naquilo que ele deve ser.

O livro Sociedade do Cansaço é um rápido tapa na cara. É uma crítica rasteira e direta. Sugiro ler logo depois ou antes do livro 21 Lições para o Século 21.

Me siga no GoodReads.

Ouça o episódio do Boa Noite Internet, do Cris Dias, que comenta tudo desse livro em uma conversa com o Startup da Real.

Listen to “Sociedade do Cansaço, com @startupdareal — Boa Noite Internet 010” on Spreaker.