Skip to main content
Mercado de Tecnologia

Trabalha com internet? Você deve sua profissão ao Vinton Gray Cerf

Um pouco sobre a vida do Vinton Gray Cerf.

Diego Eis

Vint Cerf é conhecido como o “Pai da Internet”. Ele foi o co-inventor do protocolo TCP/IP, usado até hoje, para criar a rede mundial de computadores onde a Web roda.

Quando eu era um simples dev front-end, eu entendia (e ainda entendo) que deveríamos ter um contexto mínimo histórico para saber por que as coisas são do jeito que são. Isso, teoricamente, serve para tudo. As coisas são do jeito que são por algum motivo, mesmo que esse motivo seja idiota e sem sentido para você... para as pessoas que decidiram na época, aquela deveria ser a melhor opção com as informações e conhecimentos que haviam sobre o problema, então, não é legal engenheiro de obra pronta. Por isso que entender o contexto histórico te ajuda a decidir melhor. Por isso, eu tentava entender quem foram as pessoas que resolveram problemas difíceis no passado, e que influenciam até hoje o meu trabalho.

Uma dessas pessoas é o Vint Cerf, um dos criadores da internet (não confunda com web... peloamordedeus).

Ele começou sua carreira como programador em 1964, quando trabalhava para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em 1973, ele desenvolveu o primeiro protocolo TCP/IP que permitiu a conexão entre computadores diferentes. Esse protocolo tornou possível a interconexão de computadores usando a Internet, permitindo assim a comunicação entre computadores de maneira segura e confiável.

Além disso, também desenvolveu o sistema de nomes de domínio, que foi fundamental para a organização da Internet. Isso permitiu que os usuários acessassem facilmente sites usando URLs, como conhecemos hoje.

Ele também desempenhou um papel importante na criação do Internet Engineering Task Force (IETF). O IETF é uma organização internacional responsável por desenvolver padrões para o funcionamento da Internet. Ela foi criada em 1986 como um projeto de pesquisa da Universidade de Stanford. Desde então, a IETF tornou-se uma organização independente responsável por desenvolver padrões para a Internet. A IETF é liderada por uma diretoria e um conselho diretor, que são responsáveis por definir a direção estratégica da organização. A IETF também tem vários grupos de trabalho que trabalham em áreas específicas da Internet.

Vint Cerf também foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa Avançada em Redes e Tecnologia (ARPA), que foi fundamental para o desenvolvimento da Internet. A agência foi criada em 1958 para aumentar o investimento em ciência básica e pesquisa tecnológica avançada. Desde então, tem sido responsável por financiar inovações que mudaram o rosto da tecnologia moderna.

Todas essas contribuições de Vint Cerf foram fundamentais para o desenvolvimento da Internet. Graças ao seu trabalho, a Internet se tornou acessível para milhões de usuários, permitindo que eles compartilhem conteúdo, fazendo negócios, se comunicando e acessando informações de todo o mundo.

Ao longo dos anos, ele recebeu diversos prêmios e homenagens por suas contribuições para a tecnologia da Internet. Algumas delas:

Cerf também foi reconhecido com uma série de outros prêmios, incluindo o Prêmio ACM SIGCOMM em 1988, o Prêmio IEEE Internet em 1999, a Medalha IEEE Alexander Graham Bell em 2001 e a Medalha IEEE John von Neumann em 2010. Ele também recebeu inúmeros outros prêmios de organizações como o Museu da História da Computação, a Associação Americana para o Avanço da Ciência, o Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica e a Academia Nacional de Engenharia.

E como se não bastasse, ele foi Chief Internet Evangelist do Google.

Vint Cerf é um dos maiores pioneiros da tecnologia da Internet. Suas inovações e contribuições mudaram o mundo para melhor. Seu trabalho ajudou a expandir a Internet para locais que não teriam acesso a ela, permitindo que muitas pessoas se conectassem e se beneficiassem das vantagens da internet. Só é possível o Musk enviar satélites pro espaço para entregar acesso à internet em larga escala, por causa do trabalho que o Vint Cerf no passado.

Referências