Skip to main content
Gestão e liderança de Produtos

Liderança, percepção positiva e comunicação

Liderar ou ser liderado depende da comunicação eficaz e percepção de confiança dos dois lados. Em um momento onde até a falta de resposta diz alguma coisa, a construção de uma consciência positiva se torna essencial.

Diego Eis

É possível definir liderança como a habilidade de influenciar e orientar outras pessoas para alcançar um objetivo. Isso envolve tomar a iniciativa, fazer decisões e inspirar outros a agirem. No entanto, não é algo fácil. Liderança não é um luxo e não se trata de algo glamoroso. Na verdade, pouquíssimas pessoas sabem como fazê-lo. Eu definitivamente não sei. E, durante a minha vida profissional inteira, vi poucas pessoas que realmente sabem como liderar. Talvez uma ou duas pessoas.

Nós confundimos liderança com cargo. Esse é um dos erros mais principiantes que podemos ter. Liderança não tem a ver com quantidade de pessoas e times que estão sob sua gestão, mas pela capacidade de influenciar as pessoas, dentro do seu time ou fora dele. O resultado dessa influência é o impacto direto que essas pessoas causam na empresa e ao seu redor. Quando alguém entende que liderança é ter pessoas reportando diretamente para ela, essa pessoa não entende realmente seu poder de influência.

E influenciar pessoas não é nada simples de se explicar. Você influencia pessoas mesmo sem querer. Um exemplo básico e incomum: Pessoas que querem performar ou que se preocupam com o impacto que elas estão causando em problemas ou iniciativas da empresa, geralmente ficam ansiosas para confirmarem se estão no caminho certo. Se um líder não percebe isso, mesmo sem querer, a pessoa do outro lado se frustra. Seja pela ausência de resposta ou até mesmo pela resposta simplista. Ela está esperando uma resposta afirmativa, para mudar a sua própria percepção sobre sua performance. Ela não precisa de 1-0-1, ela precisa de um: "ótimo, boa ideia" ou "hmm, tenho essa outra visão, o que acha?".