Ninguém pensa que ter um plano de crescimento e estrutura de times é uma vantagem estratégica
Habilidades técnicas são essenciais, mas não devem ser o único critério de contratação. Equipes de alta performance também exigem indivíduos com habilidades de liderança, capacidade de influenciar e mentalidade colaborativa.
À medida que a revolução digital avança, as empresas de tecnologia enfrentam desafios singulares na construção de equipes capazes de prosperar nesse ambiente em constante transformação. Não basta apenas reunir talentos excepcionais; é necessário cultivar uma cultura de colaboração, diversidade e aprendizado contínuo para impulsionar a inovação e o sucesso sustentável.
Mais fácil escrever do que fazer. Esse deveria ser um trabalho importante para o famoso "middle management" ou até mesmo para o fundador, incluindo aqueles que já são experientes empreendedores seriais ou até mesmo os investidores e empresários acostumados ao mercado acelerado de tecnologia.
A diversidade e a experiência
Alguns estudos que foram conduzidos por instituições como a Wharton School, apontam clara correlação entre a diversidade de equipes e o desempenho financeiro superior. Times homogêneos tendem a ser mais suscetíveis a vieses e a falhar em identificar problemas e soluções inovadoras.
"A diversidade cognitiva é fundamental para a resolução criativa de problemas complexos", diz Katherine W. Phillips, professora da Columbia Business School. "Equipes diversificadas trazem múltiplas perspectivas, experiências e conhecimentos que podem levar a insights e soluções mais robustas."
Nem preciso ressaltar a importância das discussões sobre os aspectos de diversidade que são pautas frequentes e constantes no mercado como gênero, cultura, raça e níveis sociais. Esses são pontos tão fundamentais que me entristece que o cenário seja tão repetitivo ao termos que afirmar e reafirmais a importância dessas discussões.
O mercado e as pessoas tem visões incompletas sobre esses assuntos e outros inclusive até mais simples. Incluindo aqui na na minha crítica, a forma sobre como é medido a experiência das pessoas. Principalmente em avaliações dentro da empresa e em entrevistas para novas contratações.
Experiência é algo que as pessoas sempre relacionam com tempo que a pessoa passou em um mercado ou especialidade. Para mim, é uma relação míope. Eu prefiro ver experiência como o tempo que alguém passou exposto à um problema.
Experiência é algo que as pessoas sempre relacionam com tempo que a pessoa passou em um mercado ou especialidade. Para mim, é uma relação míope. Eu prefiro ver experiência como o tempo que alguém passou exposto à um problema.