Tem uma frase do Benedict Evans que resume perfeitamente o momento atual da inteligência artificial: “Distribuição e brand vencem benchmarks”. E isso deveria fazer todo mundo em produto parar e pensar por alguns minutos.

A commodity que ninguém quer admitir

Os modelos de AI estão virando commodity. E isso é feito de propósito. O Sam Altman já dizia isso lá no início do hype: o verdadeiro valor está na camada de serviço e não na camada de modelo. Por que modelo não chega massivamente nos usuários. O ponto é que o valor não tá na interface de chat que vemos hoje para interagir com a "inteligência".

ChatGPT não lidera porque é tecnicamente superior ao Claude ou ao Perplexy. Lidera porque chegou primeiro, construiu brand e conseguiu distribuição massiva. Está no topo da App Store enquanto modelos igualmente competentes mal aparecem fora da bolha do Vale do Silício.

É o velho jogo se repetindo.

O Google já ensinou essa lição

Lembra quando todo mundo achava que o melhor mecanismo de busca ia dominar o mercado? O Google não venceu só por que tinha o melhor algoritmo. Venceu porque pagou bilhões para ser o padrão nos browsers, construiu um brand que virou verbo e perpetuou sua vantagem na economia de escala.

Hoje a OpenAI está recebendo distribuição “gratuita” para centenas de milhões de usuários da Apple, por exemplo. Mas veja bem: sendo tratada como um plug-in intercambiável. Mesmo assim, tanto a OpenAI quanto Perplexity e até o Claude, já entenderam que o maior canal de distribuição hoje é o browser. Por isso que Perplexity e OpenAI criaram um navegador e o Claude decidiu estar em todos os browsers ao mesmo tempo criando uma extensão.

É literalmente o mesmo modelo do Google que fez um browser e também entendeu que devia pagar $20 bilhões por ano para ser o search padrão nos browsers.

O problema (temporário) da adoção

Mas mesmo assim, as pessoas ainda não conseguem mapear as capacidades da AI para suas tarefas reais. Eu não estou falando de mim e de você. Estou falando das pessoas reais, que provavelmente não tem esse impacto influenciado pelo trabalho.

Este post é apenas para assinantes pagantes

Cadastre-se agora e atualize sua conta para ler o post e ter acesso à biblioteca completa de posts exclusivos para assinantes pagantes.

Cadastre-se agora Já tem uma conta? Entrar