Skip to main content
Mercado de Tecnologia

As coisas começam apenas uma vez

É essencial desenvolver a capacidade de reconhecer tendências e transições que mudam o comportamento futuro de pessoas e empresas

Diego Eis

Conforme a tecnologia avança, as pessoas desenvolvem uma habilidade de conseguir identificar transições e tendências. Além disso, com o tempo, elas conseguem distinguir quais dessas transições e tendências são fortes o bastante para mudar a forma com que as pessoas se comportam. Outras, são momentos que ninguém entende ao certo o que vai acontecer, algumas pessoas ignoram, mas no final, elas fazem tanto parte das nossas vidas, que o sentimento é de que nunca foi diferente.

Está sendo assim com toda essa história de ChatGPT, OpenAI, Generative AI e tudo quanto é assunto similar. As pessoas realmente estão sentindo que isso está moldando parte do futuro.

Para empresários, fundadores ou aqueles que lidam com produtos, como gerenciar, desenvolver, projetar ou investir, é essencial desenvolver a capacidade de reconhecer tendências e transições que mudam o comportamento futuro de pessoas e empresas.

A Sarah Tavel (musa, uma das principais referências de produto e negócios para mim), diz que geralmente a gente compara mercados como se fossem rios. Nós tentamos descrever esses mercados falando do seu tamanho e da sua profundidade. Mas nos esquecemos da correnteza. A primeira coisa que percebemos quando chegamos perto de um rio, certamente é sua correnteza, seu tamanho e depois a gente se aventura para descobrir sua profundidade.

Fundadores e empreendedores devem identificar boas correntezas. Boas correntezas são eficientes para quem está tentando navegar. Elas podem ser, sim, perigosas, dependendo do rio e dependendo de como você vai descer. Mas de qualquer forma, as correntezas te movem para águas menos estagnadas. E no caminho, como ninguém teve coragem de se aventurar, você consegue ter materiais abundantes para construir um barco mais seguro e eficiente.

Serviços que utilizam AI, desde para ajudar a escrever textos, passando por engenharia e arquitetura, e finalizando em mercados que ainda nem imaginamos, certamente fazem parte de uma corrente. A Sarah diz que OpenAI com o GPT-3 está, certamente, criando uma correnteza. E ela entende que é uma tolice ignorar essa corrente. E como ela diz: "Muitas pessoas podem ver algumas das primeiras tábuas de madeira e dizer "isso mal é um barco, para onde ele vai?", ignorando a velocidade com que ele está se movendo."

Para mim, se acostumar com o novo mundo digital é a única saída. Vai ter sim uma série de movimentos estranhos que ninguém entende, mas que tem seu papel no jogo completo, crypto é assim, web3 é assim. Provavelmente, grandes mercados que não foram realmente transformados até agora (minha opinião: educação e saúde), terão a sua vez muito em breve. Usar AI para saúde ou para descentralizar a maneira com que nos educamos e absorvemos informação, simplesmente, faz sentido para esses mercados.

Referências: