Como monitoro meus dados #4 - Exist.io

Você pode ver os outros artigos dessa série aqui:


A ideia de monitorar seus dados, seja eles de saúde ou atividades diárias, serve para criar insights, com o objetivo de melhorar sua vida, saúde, suas tarefas e principalmente seu tempo. Acontece que geralmente esses dados ficam em serviços separados, isso dificulta muito fazer uma correlação desses dados.

O Exist.io faz esse trabalho para você, integrando com uma série de serviços e depois correlacionando os dados colhidos desses produtos, te dando insights de comportamento.

O que é o Exist.io

o Exist.io é um sistema feito pela Belle B. Cooper e Josh Sharp. Eles são programador e designer independentes. O valor é de USD$6 por mês. Durante muito tempo, achei que o custo benefício não compensava. Por isso, esperei para que eles fizessem mais integrações e hoje tenho usando bastante.

Correlações e dashboard

A ideia do Exist é fazer correlação de dados de vários serviços e depois correlacionar esses dados na tentativa de tirar automaticamente insights para que você possa entender quais tarefas no seu dia a dia influenciam mais ou menos nos resultados.

No início eu achei a ideia incrível e comecei a usar bastante. Mas fui percebendo algumas coisas chatas nas correlações que ele apontava, por exemplo: na imagem acima ele diz que eu mando mais emails quando eu tenho mais menções no Twitter. Uma correlação totalmente inútil, uma coisa não é causa de outra e portanto não uso essa informação para nada. Mas existe uma correlação entre esses dois fatores. outro: Eu tweeto mais quando recebo mais emails. Para que isso seria útil? Não sei.

Eu queria fazer alguns testes desligando alguns serviços como o twitter, para ver se as correlações ficam mais “inteligentes”.

Outro ponto interessante é o dashboard completo que ele dá. Geralmente cada app de monitoramento de dados tem o seu. Eu uso o Apple Health para conseguir centralizar os dados, mas fico preso à Apple. Com o Exist.io eu tenho um lugar, neutro, que consegue juntar todos os dados de diversos serviços, inclusive, puxando do Apple Health.

Serviços e Integrações

Ele consegue se integrar em muitos serviços, de diversos tipos, desde redes sociais, até serviços como Last.Fm e RescueTime. Além disso, os mantenedores do Exist mantém o roadmap aberto, e vão implementando mais serviços de acordo com a votação dos usuários.

Esses são os serviços que eu tenho conectado. Infelizmente ele ainda não tem o Life Cycle integrado. Ia ser uma ótima dobradinha, já que os dois fazem correlação de dados.

O Exist.io custa USD$6 mensais, e se voce cancelar, você perde os dados, que são importados novamente quando você renova o plano. Há também a possibilidade de exportar seus dados, caso não deseje mais continuar com o serviço. Você pode testar por 1 mes grátis, e se você se cadastrar no meu link, ganha mais 1 mês! :-)