December 21, 2019

Como monitoro meus dados #5 - BabyTime

Você pode ver os outros artigos dessa série aqui:

Pais de primeira viagem precisam se adaptar todos os dias. Até estabelecerem uma rotina previsível, os bebês mudam seu comportamento e rotinas todos os dias. Vai desde sono, até saltos de desenvolvimento que mudam totalmente o comportamento do neném e consequentemente os pais precisam se adaptar à uma realidade nova todos os dias. Um problema muito simples, mas que gera um caos é saber quando foi a última mamada, ou quanto tempo ele dormiu, ou quanto tempo ele passou mamando, quando trocamos a fralda… São dúvidas que parecem ser simples, mas cara, confia em mim, com o caos de um neném em casa, você não sabe nem quem você é no final do dia.

Outra coisa que eu julgo ser a mais difícil de todas nesse começo - e pelo que tenho visto até próximos dos 1 ano e meio - é o sono. Alguns bebês acordam de hora em hora, outros de duas em duas, outros dormem inexplicavelmente a noite toda (inveja). O ponto, é que isso muda conforme a criança vai crescendo. Somente agora, depois de uns 7 meses, sabemos quase que exatamente quando ele vai dormir, acordar e etc.

Timeline do BabyTime

Para entender um pouco mais dessa rotina, eu e minha esposa usamos um App chamado BabyTime da Simfler. Tem para Android e iOS. O funcionamento do App é bastante simples: conforme você marca os “eventos” do bebe (mamadas, troca de fralda, sono etc), ele começa a te dar estatísticas como:

Ele também tem um lugar para cadastrar a evolução de crescimento, peso e circunferência da cabeça. Esse é um acompanhamento básico que a pediatra já faz e sim, os gráficos batem com os dela. Ambos, se eu não me engano, são baseados nos dados da OMS.

Percentil de Crescimento

Ele tem uma funcionalidade de diário, que eu não uso muito por conta de privacidade, onde os pais podem escrever textos e colocar fotos para compartilhar com a “rede”. É até legal ver algumas pessoas compartilhando as fotos e a evolução dos seus filhos, mas pra mim, não rola.

Mas o principal motivo pelo qual estou usando ele é para aprender o padrão de comportamento do Pedrinho. O BabyTime mostra de uma forma bem fácil de entender e visualizar o padrão comportamental e rotina do neném. Veja a comparação de quando ele tinha apenas 1 mês de vida e agora.

padrão de comportamento do meu filho entre 1 e 7 meses

Olhando esses gráficos, dá para ver uma mudança clara de estabelecimento de rotina para dormir: começa ali pelas 21h00 e vai até no máximo umas 6. Engraçado que no início nós achávamos que ele não dormia absolutamente nada durante o dia. Olhando agora, dá para ver que só estávamos desesperados com os choros constantes quando ele estava acordado e a falta de experiência fazia com que a gente tivesse uma visão mais pessimista. Agora, com uma rotina maiso ou menos previsivel, dá pra programar melhor o dia.

O BabyTime não tem versão web, então você só consegue usar via Smartphone… O que faz sentido. Mas poderia ter outras funcionalidades como compartilhar com seu pediatra todas as evoluções, padrões, rotinas etc. Não sei até quando ele será necessário, mas chuto que pelo menos até o segundo ano será muito útil para gente.


Pra não confundir: existe um outro App de mesmo nome e com o mesmo objetivo, que parece ser muito mais simples. O site é babytimeapp.com, mas não é o mesmo que eu mostrei aqui.