Estratégia de Negócio e Produto do Roblox

Entendendo sobre a estratégia e o negócio do Roblox

Estratégia de Negócio e Produto do Roblox
Photo by Oberon Copeland @veryinformed.com / Unsplash

Outros artigos dessa série:


Navegação rápida:


Eu não sei você, mas eu gosto de jogos eletrônicos. E gostar não quer dizer que eu tenha habilidades fora do comum. Depois de uns 2 anos eu cheguei no máximo em Diamante 3 no Lolzinho (LoL Wild Rift). Meu Xbox está parado mais tempo do que eu gostaria, mas ainda espero o lançamento SFVI ano que vem. Eu tenho um Switch também, no qual aprendi a adorar o Dead Cells e qualquer outro jogo Roguelike. Mesmo assim, eu jogo menos do que eu jogava na minha adolescência. Menos do que eu realmente gostaria.

Embora algumas novas dinâmicas de jogabilidade surgiram nos últimos anos, o que mudou mesmo foi a tecnologia, que facilitou a criação de jogos mais performáticos e acessíveis. Se antes os desenvolvedores precisavam fazer cálculos malucos para tentar reproduzir reflexão de luz em objetos, pessoas e elementos do ambiente, hoje, o Ray Tracing (que já era usado no cinema a muito tempo) é hoje pesadamente usado em todos os engines de jogos.

Mas nem todos os jogos ganharam notoriedade devido à sua alta capacidade gráfica, mas sim pela sua forma de interação, e principalmente por virarem uma plataforma. E esse é o caso do Roblox.

Surgimento do Roblox

Talvez você ache que o Roblox tenha surgido só nos últimos 10 anos. Mas, na verdade, ele tem evoluído desde 1989. A ideia do Roblox não é só ser um jogo, mas um ambiente de se conectar e compartilhar experiências. Não é só um "jogo multplayer", mas uma plataforma para que as pessoas se conectem e expressem sua liberdade e criatividade.

O Roblox se tornou muito mais popular entre os jovens. E isso tem um motivo: ele basicamente quebra a fórmula de que um "jogo" deve ter um objetivo claro, uma missão a ser cumprida, com uma receita fechada. A base do Roblox é exatamente o relacionamento entre as pessoas de forma mais imersiva possível. Tudo o que é criado no Roblox gira em torno desse relacionamento.

Ambição vencedora

David Baszucki é o CEO e fundador Roblox e diz que a empresa está criando há 15 anos uma nova categoria de negócio, baseado em um novo formato de comunicação, possibilitando relações e compartilhamento de histórias.

Algumas empresas focam em inovação e outras empresas focam em execução. Mas no Roblox eles acreditam que precisam fazer os dois para alcançar a visão de terem 1 bilhão de MAU (um bilhão de monthly active users na plataforma).

Eles querem mudar a forma com que contamos histórias. Eles entendem que contar histórias faz parte da experiência natural humana, mas que começamos só agora a entender a como contar histórias sem estar em volta de uma fogueira. Nós inventamos a pintura, onde podemos contar histórias para um punhado de gente. Mas para contar histórias para mais pessoas e de forma descentralizada, nós inventamos a escrita. Começamos a distribuir livros e a forma de contar histórias começou a expandir. Mas ainda continuamos a procurar maneiras de contar essas histórias de forma mais interativa, e daí vem a fotografia. Então, colocamos imagens em movimento e áudio juntos, em um mesmo formato, com a criação dos filmes.

This post is for paying subscribers only

Already have an account? Sign in.

Subscribe to diegoeis.com

Don’t miss out on the latest issues. Sign up now to get access to the library of members-only issues.
jamie@example.com
Subscribe