Estratégia para PMs - Parte 2
Para gerir produtos que tenham impacto real, seja na empresa ou nas pessoas (sociedade), é necessário que PMs entendam profundamente,o negócio no qual a empresa está inserida.
Product Managers não decidem negócio. Contudo, a pessoa que gere produtos e serviços digitais têm uma influencia muito grande em como o negócio da empresa pode ser impactado por meio do produto. Esse produto ou serviço faz parte do ecossistema da empresa, que está posicionada em um setor da indústria, entregando valor, impactando a sociedade e gerando receitas (dinheiro, money, bufunfa, capital) para que a empresa mantenha o ciclo de geração de valor ativo.
Para gerir produtos que tenham impacto real, seja na empresa ou nas pessoas (sociedade), é necessário que PMs entendam profundamente,
o negócio no qual a empresa está inserida.
Entendendo onde está o valor do seu produto
O valor que o produto entrega está localizado na camada Micro. Nessa camada é onde a troca de serviços é sentida pela experiência de uso (não estou falando apenas de UX) do produto pelas pessoas. É onde as pessoas percebem o valor que aquele serviço está gerando nas suas vidas.
O dia a dia da gestão de produtos também está, geralmente, localizado nessa camada Micro. É onde decidimos as funcionalidades, onde entendemos quais soluções iremos atacar futuramente, relacionamento e conversas com as áreas das empresa, escrita de histórias, definição de roadmap com o time, análise de indicadores e dados de comportamento, continuous discovery, delivery e todo esse blá blá blá que conversamos todos os dias… tudo isso está localizado nessa camada. Executar todas essas atividades são necessárias para desdobrar a visão estratégica da empresa, que por sua vez tem como objetivo alcançar sua missão e visão.
Mas para gerir bem essa área micro, quem gere produtos digitais precisa navegar muito bem nas outras duas esferas: meso e macro.