O Internet Archive está melhorando o Wikipedia

Centralização de conteúdo na web é algo sutil que você tem presenciado todos os dias. O Medium é exemplo desses grandes meios de centralização de conteúdo. As pessoas adoram, muito por causa da sua forma “disruptiva” de ele se tratar como uma plataforma de contar histórias que valham a pena de ler. Mas acontece que o Medium está ficando cada vez mais evil, forçando a barra para o paywall não apenas para o leitores, mas principalmente para os autores, até mesmo aqueles que querem escrever sem qualquer compromisso.

Você pode acompanhar uma dessas polêmicas, envolvendo o HackerNoon, que usava o Medium como a plataforma de publicação de conteúdo oficial, mas agora, decidiu sair de lá por motivos éticos e aqui você lê a história do FreeCodeCamp e outro aqui.

Estando do outro lado da balança, a Wikipedia é o símbolo do conteúdo aberto, democrático e colaborativo. Guardado os objetivos de cada plataforma (wikipedia serve para guardar conhecimento, Medium para publicar artigos e histórias), estamos falando de liberdade e controle de acesso, tanto do lado dos leitores quanto dos autores. Por si só a Wikipedia já é um império do conhecimento mantido sem qualquer fim lucrativo (embora eu ache que eles deviam monetizar sem pedir doação). Pessoas comuns, como eu e você, colaboram produzindo e curando conteúdo para a Wikipedia e agora eles vão ganhar um reforço gigante: o Internet Archive.

O Internet Archive é uma iniciativa, sem fins lucrativos, que se denomina uma biblioteca aberta totalmente gratuita de livros, filmes software, músicas, sites e muito mais. Ou seja: eles são um arquivo tentando guardar tudo o que é possível da web, de forma que as pessoas possam ter acesso a todo o conhecimento já compartilhado na web.

Uma das coisas mais legais do Internet Archive, é que eles guardaram o histórico de versões de mais de 380 bilhões de sites durante anos com seu sistema chamado Wayback Machine. Se liga em como era o site do Itaú em 10 de Outubro de 1997:

Foto do site antigo do Itaú, de 1997

Inclusive esse site foi feito pelo Michel Lent (se eu não me engano). Se você tinha um site antigo, provavelmente você pode verificar a cópia lá no WebArchive.

O que isso tem a ver com o Wikipedia? Quando você lê um artigo na Wikipedia e esse artigo traz uma em suas referências citações de livros, você não tinha como entender o contexto dessa citação, a não ser que você tivesse uma cópia do livro. Agora, o Internet Archive possibilitou que o Wikipedia possa disponibilizar duas páginas do livro a partir da citação mencionada.

“Our goal is to be a library that’s useful and reachable by more people,” says Mark Graham, director of the Internet Archive’s Wayback Machine service.

Se tudo der certo, o projeto irá ajudar estudantes, jornalistas e qualquer um que quer checar as referências de qualquer citação da Wikipedia (obviamente, se o livro estiver na biblioteca da Internet Archive).

Isso é o que a web deveria ter mantido desde o início: compartilhamento de informação de forma colaborativa. Infelizmente, é triste de ver pessoas que tem uma visão de que a internet são as gaiolas de ouro como o Facebook, Instagram e WhatsApp.

Eu li essa notícia incrível na Wired, grátis, na Wired. Mas ela tem um plano de assinatura que é USD$10/ANO (mas aproveitei uma promoção, que eles estão oferecendo por USD$5/ano, uma mamata)!

Link para o artigo: The Internet Archive Is Making Wikipedia More Reliable