Skip to main content
Mercado de Tecnologia

A comoditização do desenvolvimento web

Diego Eis

Comodites são produtos cujo a qualidade ou características são parecidas ou iguais, e por isso a escolha não se baseia pela pelas características do produto, mas pelo preço e necessidade da pessoa/empresa. A Wikipedia dá um exemplo bem legal: ela compara o cobre com um sistema de som. Veja que o cobre é igual aqui e em qualquer lugar do mundo. Já um sistema de som tem milhares outros aspectos que levam você, consumidor, a comparar a qualidade entre dois produtos. Você compra uma caixa de som da Apple ou da JBL? Qual a potência máxima das duas caixas? Qual o tamanho, a conectividade, interface, material usado, etc... Sacou a diferença? Comparar dois pedaços de cobre dá na mesma... Comparar dois produtos já prontos, não. É por isso que as comodites tem preços regulados pelo mercado. O preço do barril de petróleo é o mesmo no mundo inteiro, já o preço das caixas de som, não.

Serviços comuns, Sobrinhos e os serviços DIY

Existem uma série de trabalhos feitos por designers, programadores e outros profissionais do mercado de internet que podem ser vistos como comodites e por isso o preço vai importar muito mais do que as qualidades e características.

Aos poucos, o grande público leigo deixou de precisar de designers e programadores para terem produtos que até então eram complexos. Se o seu Manoel quiser um e-commerce para sua mercearia, ele não precisa mais procurar um designer e um programador, ele faz por conta própria e pronto.

Mas, bem antes dos serviços DIY, a comoditização do mercado de desenvolvimento web começou com os sobrinhos. Eles estavam em todo lugar colocando o site da firma do tio online. Você que trabalha há alguns anos com internet já deve ter topado com um Sobrinho. Muita gente já reclamou falando que os sobrinhos iriam acabar com o mercado por praticarem baixos preços entregando serviços ruins... Mas aos poucos a galera entendeu que os sobrinhos atacavam uma faixa de clientes que não viam a diferença entre sites feitos por profissionais e sites feitos pelos sobrinhos, exatamente por isso, esses clientes sempre preferiam contratar o sobrinho mais barato. Se o mercado não faz distinção das características e da qualidade de uma mercadoria, essa mercadoria vira comodite. Logo, um site feito por você ou feito por um sobrinho, são a mesma coisa, infelizmente.

Mas eu sei que você consegue, claramente, dizer quando um site é feito por um profissional. Contudo, essa diferença tem ficado cada vez mais difícil de perceber com serviços como o WIX, onde qualquer um consegue ter um site com uma qualidade MUITO superior quando comparado à um sobrinho e cada vez mais semelhante a sites profissionais, feitos por nós. Hoje, pessoalmente, se eu não ver o código fonte, eu não sei distinguir que o site foi feito no Wix ou por outro serviço DIY.

Os profissionais de web e a personalização

Veja, essa faixa de necessidades que são bem resolvidas usando serviços DIY (Do It Youself) é uma faixa na qual você não precisa estar.