June 1, 2020

Um lugar mais silêncioso e pessoal: minha newsletter

Para quem gosta de publicar conteúdo, existem várias formas e canais para alcançar seus leitores. O comportamento de consumo de conteúdo mudou tanto no decorrer dos anos, que é comum seus usuários não estarem centralizados em apenas um lugar. Antigamente (no meu tempo…), eu consumia conteúdo visitando diretamente blogs e websites que gostava. Mas depois que o RSS surgiu, conseguimos consumir mais conteúdo, em menos tempo e de forma mais organizada.

Mas, existem alguns formatos que nunca saem de moda. Um desses formatos é a Newsletter. Antigamente (de novo essa história…) o blog pessoal era um lugar para os mais chegados, isso não mudou ainda, contudo, nada é tão próximo do leitor quanto o email. Alguém que escolhe receber conteúdo direto na caixa de entrada, é alguém que preza pelo conteúdo que consome. Que gosta de engajar em algum nível com o escritor e com o assunto que ele compartilha.

Nos últimos meses eu tenho tentado consumir algum conteúdo via newsletter e tenho gostado bastante. Muito por isso eu estou criando uma newsletter, para as pessoas que querem ir um pouco mais além dos conteúdos que falo aqui no blog. Como eu não sou o meu crachá, vou misturar vários assuntos que tenho vontade de escrever. Alguns, com certeza não serão publicados aqui ou em qualquer outro lugar, apenas na Newsletter.

Quero aprender a trabalhar nesse novo formato, e ainda não sei como isso vai funcionar. Pode ser que não dê certo, pode ser que dê muito certo. Vou saber disso apenas com o feedback dos leitores.

Se quiser me acompanhar nesse experimento, vou ficar bem orgulhoso e motivado.