3 min read

Fundadores ou CEOs inteligentes nem sempre são bons líderes de produto

Embora ter um intelecto forte seja certamente benéfico, é preciso muito mais habilidade e experiência para liderar um produto de sucesso.
Fundadores ou CEOs inteligentes nem sempre são bons líderes de produto
Photo by Dollar Gill / Unsplash

Como fundador ou CEO de uma empresa, você pode naturalmente assumir que ter uma mente inteligente é tudo o que é necessário para liderar um produto de sucesso. Entretanto, isto não poderia estar mais longe da verdade. Embora ter um intelecto forte seja certamente benéfico, é preciso muito mais habilidade e experiência para liderar um produto de sucesso.

Geralmente, quando uma empresa é fundada, a primeira pessoa de produto da empresa é o próprio fundador. Isso é interessante, porque os fundadores são as pessoas que aglutinam e tentam materializar a visão transformadora que eles conseguiram ao chegar no nirvana. Normal, eles estão vivendo no futuro e sabem, como lá na frente, a empresa deveria ser. Mas ela só será daquela forma imaginada, se todos seguirem passos pre-determinados. Não é fundador ou até mesmo o CEO saibam de antemão que as coisas darão certo. Mas eles sabem que para o negócio dar certo, existem algumas delimitações e restrições que são claras apenas para eles.

Compartilhando boas características

Exatamente por causa disso, bloqueios começam a surgir depois da contratação de pessoas que direcionarão e farão a gerência do produto. Obviamente, se o fundador for uma pessoa que manja muito bem sobre gestão e construção de produto e sabe como direcioná-lo para cumprir com os objetivos estratégicos do negócio, faz muito mais sentido contratar alguém que potencialize essa visão, mantendo o fundador/CEO no comando do produto.

Contudo, se o fundador não conhece a área de produto, ou seja, não sabe como estruturá-la, não entende a sinergia que precisa existir entre produto e outras áreas, não entende a dinâmica que deve existir na equipe técnica, nem como definir prioridades de produto que impactem de forma saudável o usuário e o negócio, é essencial contratar alguém que realmente possa conectar a visão estratégica do fundador, com a estratégia e o tático de produto.

Fundadores e líderes de produto compartilham características muito parecidas:

This post is for paying subscribers only